
Com origem nas culturas indígena, portuguesa, alemã, italiana e polonesa, Nova Prata oferece boas opções para um passeio de final de semana. Distante 100 quilômetros de Caxias do Sul, conta com atrações naturais convidativas – como o Mirante Cascata da Usina, o Canto Flora Espaço de Biodiversidade e o complexo hidrotermal Águas do Prata. Além das paisagens naturais, um dos destaques da cidade é a cervejaria Solerun, aberta há três anos.
A fábrica, localizada em um pequeno espaço, é aberta a visitação de segunda a sábado. Segundo um dos sócios, Tiago Sottili, a empresa trabalha através de um conceito minimalista de consumo.
– Apostamos na ideia do beba menos, mas beba melhor. Nos propomos a aliar cerveja com arte através dos rótulos e da pintura da fachada – explica ele, que toca o negócio ao lado de Felipe Lenzi, Matheus Bassani e Reginaldo Rosa.
Matheus atua como mestre cervejeiro e os outros três se dividem em diferentes atividades. Foi a paixão por cerveja os fez darem início ao projeto da Solerun, que tem como lema uma pequena cervejaria que produza grandes cervejas.
– Esse é um conceito para o qual o pessoal está se voltando. Essa coisa da bebida regionalizada. Acredito que seja interessante para uma cidade pequena ter a sua própria cerveja, algo local. Querendo ou não, você acaba levando o nome da cidade para outros locais – completa.
A identidade visual da Solerun também é um diferencial. Desenvolvida pelo ilustrador Asdrubal Fabris, o Duba, cada uma das quatro opções artesanais foi transformada em um personagem:
– Cada rótulo diz algo a respeito do sabor da cerveja – explica Tiago.
Ainda na onda artística, os proprietário chamaram o grafiteiro Amaro Abreu para grafitar a fachada da cervejaria, trabalhando em sintonia com a arte de Duba e criando uma releitura de cada um dos personagens abaixo:
Helles

Cerveja de baixa fermentação, fácil de beber, resgata a experiência rica do gosto da cerveja do dia a dia. Tem corpo moderado e sabor maltado, aroma herbal, com presença marcante de lúpulo. Explora o melhor dos seus ingredientes, garantindo um toque equilibrado.
Foi premiada no Concurso Nacional de Cervejas 2016, na categoria Kellerbier, a ‘cerveja de adega’.
Ingredientes: água, malte de cevada, lúpulo e fermento.
Penélope

Homenagem à contribuição das mulheres ao mundo cervejeiro, a Penélope se destaca pela leveza na escolha dos ingredientes, que, bem trabalhados, revelam uma cerveja hipnótica, leve, equilibrada, com perfume marcante.
Foi considerada a melhor cerveja Belgian Specialty Ale do Brasil e premiada no Concurso Nacional de Cervejas 2016.
Ingredientes: água, malte de cevada, malte de trigo, lúpulo e fermento.
Weiss

Cerveja de alta e intensa fermentação, aroma marcante e notas de cravo e banana a deixam refrescante, com leve acidez e turbidez característica do estilo. Com inspiração nas refrescantes receitas alemãs, traz o potencial máximo de sabor que pode-se extrair dos ingredientes básicos da cerveja. O trigo garante um perfil diferenciado, dá a ela uma riqueza de paladar e boa aceitação com comidas leves e dias quentes. O fermento é o responsável por sua peculiaridade: o aroma.
Ingredientes: água, malte de cevada, malte de trigo, lúpulo e fermento.
Ipa

Cerveja de aroma intenso e fresco, a Solerun IPA apresenta boa quantidade de maltes especiais para equilibrar o paladar amargo rasgante que o lúpulo provoca. Com certeza esta é uma cerveja forte, para aqueles que querem ir além do normal.
Ingredientes: água, malte de cevada, lúpulo e fermento.
Agende-se
Para informações sobre endereço, horários e agendamentos entrar em contato pelo telefone (54) 3242-0369.