A Feira do Livro de Caxias do Sul voltará para a Praça Dante Alighieri, no centro da cidade. A decisão foi anunciada na tarde desta quarta-feira pela secretária municipal da Cultura, Adriana Antunes, após reunião da comissão organizadora, formada por livreiros, escritores, entidades e poder público.
Uma enquete com a população, há duas semanas, já havia apontado a preferência pelo retorno ao local original, após a última edição ter sido realizada na Praça das Feiras, junto à antiga Estação Férrea. Agora, juntaram-se ao voto popular os votos da comissão e da Secretaria.
Uma característica da 33ª Feira do Livro, entretanto, será a descentralização: enquanto as bancas de livreiros e editores estarão concentradas na Dante, algumas atividades ocorrerão na Biblioteca Parque, na antiga Estação Férrea. O Teatro Municipal Pedro Parenti, a Biblioteca Municipal e a Galeria Gerd Bornheim, na Casa da Cultura – situada em frente à Praça Dante – e espaços do Museu Municipal também devem se integrar à Feira, abrigando diferentes atividades.
No ano passado, houve polêmica quando da transferência da programação para a área da Estação, e muitos livreiros se negaram a participar da Feira. Agora, o retorno à Praça promete ser tranquilo, pois a Associação dos Livreiros Caxienses (Alca) integra a comissão organizadora e também votou pelo Centro.
– Ficamos muito felizes, pois desde que surgiu a possibilidade de transferir a Feira para outro espaço, em 2015, a Alca defendeu a permanência na Praça Dante – diz o presidente da entidade, Cristiano Bartz Gomes.
A 33ª Feira do Livro de Caxias do Sul ocorre de 29 de setembro a 15 de outubro, e terá como tema Todos os Leitores – Todas as Leituras.