Os replicantes vieram especialmente do (nem tão longínquo) ano de 2019, e estarão em Forqueta nesse fim de semana. Assim como Marty McFly, Doutor Brown e o famoso DeLorean. Justamente dois filmes que brincam com a ideia de passado/futuro foram escolhidos para abrir uma programação cinematográfica que abraça a bucólica Forqueta a partir deste sábado. Bem pertinho da antiga estação de trem e praticamente dentro da ambientação do Museus da Uva e do Vinho, uma telona de cinema transportará espectadores para outros mundos e épocas, justamente como o próprio entorno do bairro. Até novembro, isso acontecerá 32 vezes dentro do projeto Cine-Forqueta, que ocorre no Ponto de Cultura Costurando Sonhos.
Leia mais:
Gilmar Marcílio: escutar, compreender, meditar
Sirva a bebida Spritz sem Álcool
Sociedade por João Pulita
– A cidade não se conhece o suficiente. Minha geração foi criada para odiar o interior (risos), mas acho que um projeto assim pode ajudar a descobrir a poesia que existe nesses lugares. Sem contar que possibilita a maravilha que é a convivência social – diz Robinson Cabral, da Varsóvia Educação e Cultura, realizadora do Cine-Forqueta junto com o SESC Caxias e Fecomércio/RS.
Inicialmente, o projeto foi pensando para ser realizado em Galópolis, no ambiente histórico do antigo Cine-Operário. Porém, obras no local obrigaram a organização a procurar outro bairro do interior para levar cinema. Forqueta era o segundo da lista.
Custeada via Financiarte, a iniciativa vai exibir quatro filmes no primeiro fim de semana de cada mês. As sessões ocorrem sempre às 16h e 18h. No sábado, serão exibidos longas mais clássicos _ a abertura terá De Volta para o Futuro e Blade Runner, como já mencionado – e no domingo, títulos mais contemporâneos. A escolha de filmes muito ligados a cultura pop é justamente uma estratégia para incentivar as pessoas "da cidade" a irem para Forqueta, e para oferecer à comunidade do bairro mais uma opção de diversão aliada à cultura.
– Todo mundo tem um envolvimento afetivo com pelo menos alguns desses filmes. E tem a questão da descentralização, que deve ser pensada de forma cada vez mais ampla. Que o pessoal em Forqueta também possa se sentir agente ativo da cidade, sentir que a cidade é deles também – sugere Cabral.
Neste sábado
De Volta para o Futuro, às 16h
Blade Runner, às 18h
Neste domingo
Divertidamente, às 16h
O Regresso, às 18h
6 de maio
História Sem Fim, às 16h
Tubarão, às 18h
7 de maio
Festa no Céu, às 16h
12 Anos de Escravidão, às 18h
3 de junho
Curtindo a Vida Adoidado, às 16h
Alien, às 18h
4 de junho
Pixels, às 16h
127 Horas, às 18h
1 de julho
Os Caça-Fantasmas, às 16h
Gladiador, às 18h
2 de julho
Hotel Transilvânia, às 16h
Gravidade, às 18h
12 de agosto
Edward Mãos de Tesoura, às 16h
Titanic, às 18h
13 de agosto
Uma Aventura Lego, às 16h
A Travessia, às 18h
2 de setembro
Gremlins, às 16h
A Paixão de Cristo, às 18h
3 de setembro
Uma Viagem Extraordinária, às 16h
Sem Limites, às 18h
7 de outubro
Loucademia de Polícia, às 16h
Matrix, às 18h
8 de outubro
A Invenção de Hugo Cabret, às 16h
As Aventuras de Pi, às 18h
4 de novembro
E.T., o Extraterrestre, às 16h
Um Sonho de Liberdade, às 18h
5 de novembro
O Pequeno Nicolau, às 16h
A Teoria de Tudo, às 18h