Foi a amizade com os nativos da Cuscobayo que aproximou de Caxias do Sul os porto-alegrenses da Cartas na Rua, banda que trará à Paralela, nesta sexta-feira, o repertório e a vibe bluegrass que caracteriza o quarteto formado por Jean Kartabil (violão e bandolim), Lester Borges (banjo e harmônica), Marcelo da Luz (violão) e Pedro Ourique (baixo).
Leia mais
Fabrício Carpinejar fará Stand Up em Caxias
Além da referência livro em que o velho safado e beberrão Charles Bukowski relata os dias de cão em que trabalhou como carteiro nas ruas de Los Angeles nos anos 1950, o nome Cartas na Rua remete ao espírito do músico que tem como palco preferido as calçadas, segundo explica Pedro Ourique.
_ Tínhamos uma banda chamada Cartas para Bill. Quando o baterista saiu, queríamos continuar tentando viver de música e fomos para a rua. A referência ao livro tem a ver com as dificuldades que tocar na rua implica, mais ou menos como os perrengues descritos no livro _ destaca o baixista.
Exemplo disso ocorreu em março do ano passado, quando a banda recém iniciava as atividades e resolveu tocar nos arredores do Estádio Beira-Rio, onde naquela noite se apresentariam os Rolling Stones.
_ Nos correram duas vezes de lá. Mas (tocar na rua) acabou virando nosso estilo de vida, é algo que nos orgulha e queremos manter. É uma forma massa de fazer um bem social, pois levamos música ao vivo para muitas crianças que não podem frequentar bares, moradores de rua que nunca terão a oportunidade de ir a um show, além daquelas pessoas que estão no corre do dia e dia, mas conseguem parar alguns minutos pra assistir _ filosofa Ourique.
A influência de ritmos de raíz norte-americanos, como o folk e o country, permeia o trabalho da Cartas bem além do som. A performance em que todos cantam direcionados para um único microfone central; o figurino vintage e a proximidade com o público tornam a experiência visual tão bacana quanto ouvir o repertório que mistura canções autorais com versões de Bob Dylan, Johnny Cash e Rolling Stones, tudo revestido pela estética cinquentista do bluegrass.
Esta será a segunda passagem da Cartas na Rua por Caxias, após estrear no festival Fantásticas Cervejas, no ano passado. A expedição serrana também passará por Farroupilha, onde tocam em evento particular no sábado, e por São Marcos, onde participam do Encontro de Carros Antigos, no domingo.
SERVIÇO
Em Caxias
Quando: sexta-feira, às 22h
Onde: Paralela (Rua Tronca, 3483)
Quanto: R$ 10
Em São Marcos
Quando: domingo, às 14h (Encontro de Carros Antigos)
Onde: Praça central
Quanto: Gratuito