Rafa Schüler & Os Mostardas lançaram um disco no ano passado, mas uma mudança recente na formação da banda serviu como incentivo para que um show de relançamento do trabalho fosse marcado para esta quinta-feira, em Caxias. A primeira formação do grupo tinha um trio de sopros (sax alto, trombone e trompete) que agora foi substituído pelos timbres de um sax tenor (tocado por José Campos) e um teclado (Marcelo Fabro). Com isso, as músicas foram completamente rearranjadas e ganharam novo fôlego ao vivo. A culpa da decisão, em partes, é do guitarrista Prince.
– A ideia surgiu quando estava preparando uma matéria para a (revista) Guitar Player sobre o Prince. Pesquisando, fui ver uns registros da turnê do Musicology, que é um disco que tem sopros, mas ao vivo era quase tudo feito com um teclado. Nos Mostardas, quando o Marcelo (tecladista) entrou, salvou a pátria. A energia que essa banda está é algo, estamos numa vibe maravilhosa – festeja o guitarrista, que toca ainda ao lado de Lucas Chini (baixo) e Mateus Bicca Sabbi (bateria).
Apesar das repaginações, Schüler avisa que o clima setentista e suingado do disco está mantido na apresentação. E não pense que o repertório instrumental – apenas duas músicas são cantadas, as regravações Besame Mucho e Quizás, Quizás –, pode revelar um guitarrista muito intimista no palco. Pelo contrário, os acordes de Schüler são mais convidativos do que apenas contemplativos.
Música
Rafa Schüler & Os Mostardas se apresentam nesta quinta, em Caxias
Show será no Zarabatana Café, às 21h
Siliane Vieira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project