A Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (Osucs) comemora o Dia das Crianças com um concerto regido pelo maestro português Jorge Salgueiro, nesta quinta-feira, às 20h30min, no UCS Teatro. A composição escolhida foi a fábula sinfônica A Quinta da Amizade, primeira de um conjunto de obras encomendadas para os concertos sinfônicos produzidos pela organização Foco Musical, de Portugal, para a população escolar e pré-escolar. O espetáculo terá narração de Simone Rasslan e participação dos coros da Escola Bíblica Dominical Estrela da Manhã.
Apresentada como um concerto didático, no qual cada parte da peça é explicada em detalhes pelo regente, A Quinta da Amizade conta a história de um elefante que é rejeitado pelos outros animais por ser diferente. Seu tamanho, sua cor e sua forma fazem com que não seja muito bem recebido entre os bichos que já habitam o sítio. Com música de Jorge Salgueiro e poema de João Aguiar, a Canção da Amizade tornou-se um clássico, sendo uma das canções mais conhecidas e reproduzidas no universo escolar em Portugal. Na execução, cada animal é representado por um instrumento, de acordo com semelhanças físicas e tímbricas.
Os pássaros, por exemplo, são representados pela flauta e pelo flautim. O gato, pelos clarinetes. Oboé e fagote imitam o grasnar do pato, e a trompa representa o cão. Há ainda o rato (violino), as abelhas (cordas), o porco (tuba) e as trovoadas da tempestade (percussão). O personagem principal, o elefante, é representado pelo trombone.
– Ao ter acesso a concertos sinfônicos desde criança, uma pessoa passa a ter acesso a novas formas de expressão, diversas das que passam cotidianamente nos meios de comunicação de massa e terá menos probabilidade de ter preconceitos estéticos em relação a formas de expressão menos familiares – afirma o maestro.
Programe-se
:: O que: Orquestra Sinfônica da UCS - A Quinta da Amizade
:: Quando: amanhã, às 20h30min
:: Onde: UCS Teatro
:: Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5,00 (estudantes e idosos). Pontos de Venda: Loja Spaço Omini (Galeria Universitária), Livraria do Maneco (Centro) e Posto Deltha (em frente à prefeitura)