Com a chegada do calor, o corpo precisa manter-se hidratado. Uma opção para variar o consumo de refrigerantes, sucos e água in natura é a água saborizada. O preparo, rápido e fácil, permite combinações que vão de rodelas de frutas até especiarias.
Segundo a nutricionista funcional e esportiva Vanessa Cavagnoli, os compostos utilizados na bebida oferecem vários benefícios para a saúde.
– Além de deixar a aparência bonita, evita-se o consumo de refrigerantes e suco de frutas com alto grau de frutose – explica.
De acordo com Vanessa, é preciso variar os ingredientes, já que ingerir determinados componentes diariamente não é recomendado. Sendo assim, além da hidratação, a água saborizada supre diversas necessidades do corpo, estimulando até a perda de peso.
As frutas garantem uma boa quantidade de antioxidantes, que evitam o envelhecimento. Opções como morango, mirtilo, laranja e manga podem ser utilizadas em fatias ou picadas.
– Para a melhora de processos digestivos, gosto bastante da inclusão de alecrim em ramos, anis estrelado e limão em rodelas – diz Vanessa.
Já para reforçar a imunidade, a nutricionista indica o uso de especiarias como gengibre, cravo e canela, que também favorecem a flora intestinal.
Leia mais
Bauru à moda caxiense
Cafés da Serra buscam ares italianos para conquistar o consumidores
Abraçar libera hormônio que combate o estresse
Há quem já ofereça a água saborizada aos clientes. No restaurante vegano Gaia’s House, em Caxias do Sul, a bebida é disponibilizada em jarra ou copo. O proprietário Vinicius Pistor conserva a água in natura em um filtro de barro, e todos os dias oferece um sabor diferente, variando rodelas de frutas e especiarias, todas com ação antioxidante.
– O ideal é fazer com algumas horas de antecedência para deixar liberando propriedades como os sais e a frutose – conta Pistor.
Em média, são comercializados quatro litros por dia:
– A maioria das pessoas que consome aqui tem acima de 30 anos – finaliza.
Saúde no copo
Há cerca de um ano, a comerciante Cristiane Patzlaff incluiu a água saborizada em sua rotina. Ela prepara a bebida diariamente para consumir durante o trabalho. Cristiane e as colegas Gabriela e Justina ingerem, em média, dois litros por dia.
– Não tinha o hábito de beber muita água (in natura), por isso substituí pela água saborizada, que tem um gosto melhor – diz.
Entre as combinações preparadas por ela, uma é clássica: limão, hortelã e gengibre.
– No verão, também gosto de colocar abacaxi – conta.
Além das frutas, especiarias e ervas, eventualmente a comerciante incrementa a receita com colágeno hidrolisado em pó.
– O colágeno, aliado aos outros componentes da água, faz bem para a pele, cabelo e olhos – afirma.
Além de ingerir mais líquidos, a comerciante trocou os sucos e refrigerantes pela água. Na maioria das vezes, a preparação inclui produtos orgânicos.
– Os ingredientes que utilizo têm propriedades diuréticas e aceleram o metabolismo – relata.
Alternativa
Além de hidratar, as águas saborizadas são alternativas fáceis e baratas para quem não é acostumado a tomar água in natura. A bebida pode ser uma aliada da dieta, já que não contém açúcar e conservantes, e, dependendo da escolha dos ingredientes, contribui para a queima de calorias.
Faça você mesmo
O procedimento é simples: basta levar os ingredientes a uma jarra com água e deixá-los imersos.
Opção 1
:: rodelas de pepino
:: rodelas de limão
:: anis estrelado a gosto
Opção 2
:: rodelas de limão
:: folhas de hortelã
:: pedaços de gengibre picado