O local da 32ª Feira do Livro de Caxias do Sul continua indefinido. Em reunião entre representantes da Associação dos Livreiros Caxienses (Alca) e o prefeito Alceu Barbosa Velho, os livreiros apresentaram uma contraproposta à ideia do município de transferir a programação para a antiga Estação Férrea: que parte das barracas vá para o novo local e parte permanecendo na Praça Dante Aligheiri, seu espaço tradicional.
– Sugerimos compor uma feira mista, com a parte infantil na Estação e a parte geral, de livros adultos e técnicos, permanecendo no Centro – diz Cristiano Bartz Gomes, presidente da Alca.
O documento entregue pelos livreiros também sugere que os encontros com escritores sejam na Biblioteca Parque Largo da Estação, como planejado, e que as demais atividades da Feira sejam igualmente distribuídas entre os dois espaços. Outro pedido é que as decisões comerciais, tais como descontos, passem pela associação, e que o valor das inscrições das livrarias participantes seja revertido em vales-livros para escolas e entidades não contempladas este ano em projetos de incentivo à leitura.
Segundo Bartz, Alceu não teria nem aceitado nem rejeitado a proposta, pedindo alguns dias para analisá-la.
– Falaram que tem a questão de custos, mas pode ser uma estrutura espartana na Praça Dante – completa o representante dos livreiros.
Contatado pelo Pioneiro, o prefeito preferiu não se manifestar por enquanto, afirmando apenas que como a sugestão é muito técnica, precisa ser analisada primeiro. Por meio de sua assessoria de imprensa, porém, Alceu lembrou a crise financeira e o orçamento cada vez mais escasso:
– Estamos precisando cortar alguns eventos, mas desejamos manter a Feira do Livro. O que queremos é que nos deem a oportunidade de inovar. A Praça das Feiras (na Estação) ficou um espaço maravilhoso. Queremos incrementar e valorizar a Feira do Livro, por isso precisamos somar esforços e fazer dar certo – diz no material distribuído pela assessoria, acrescentando que vai avaliar a nova ideia e dar uma resposta oficial aos livreiros.
Também participaram da reunião o chefe de gabinete, Paulo Dahmer, a secretária da Cultura,Gabriela Dozza, e os vereadores Jó Arse e Denise Pessôa, da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.
No último dia 1º, uma audiência na Câmara de Vereadores debateu o assunto. Na ocasião, o presidente da Alca e outros livreiros defenderam a permanência da programação no Centro, argumentando principalmente que a presença dos livros na Praça Dante Alighieri permite o contato com a literatura por parte daquelas pessoas que normalmente não entram numa livraria e que, por estar passando por ali, veem as bancas e resolvem comprar uma obra.
Leia mais
Livreiros se recusam a participar da Feira do Livro na Estação Férrea
Prefeitura já projeta Feira do Livro de 2016 na Estação Férrea de Caxias
"Está certo que a Feira do Livro de Caxias sairá da Praça", afirma Alceu
Prefeitura de Caxias admite ouvir livreiros sobre mudança da Feira
Feira do Livro de Caxias na Estação terá metade do público, dizem livreiros
A 32ª Feira do Livro de Caxias está prevista para ocorrer de 30 de setembro a 16 de outubro. A patrona desta edição é a professora Lisana Bertussi. Véra Stedile Zattera é a homenageada de honra, e Karen Basso, a ilustradora homenageada.