Em Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te amo (em cartaz no canal pago Arte 1, nesta sexta, às 16h40min), o espectador ganha os olhos de um geólogo desiludido e preso numa longa viagem de trabalho pelo sertão nordestino. O protagonista (Irandhir Santos) não aparece em cena, mas acompanhamos sua voz, seus anseios e a forma poética como descreve cada cenário ao seu redor. As paisagens alternam a solidão absoluta (companheira também do geólogo) e as fisionomias impressionantes de moradores que vivem isolados nesses ambientes. Além da fotografia alucinante, o longa oferece um texto envolvente que aproxima o espectador do narrador de forma natural (ah, um coração partido).
Quando lançaram Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te amo, em 2009, os diretores Karim Aïnouz e Marcelo Gomes já haviam dirigido longas elogiados como O Céu de Suely e Cinema, Aspirinas e Urubus, respectivamente. A parceria resultou de viagens que a dupla fez anos antes, inclusive durante pesquisas para outros filmes... Com os registros em mãos, os cineastas resolveram construir uma linha narrativa que unisse aqueles materiais numa ficção.
O resultado é uma grande homenagem à estética nordestina e dá um sentido autoral ao conceito de road movie. Assistir a esse filme será, certamente, uma experiência marcante.
Dica
Siliane Vieira: road movie em primeira pessoa no Arte 1
"Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te amo" é uma experiência marcante, com exibição na tevê nesta sexta
Siliane Vieira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project