Autor de duas dezenas de livros, que incluem ensaios, poesia, literatura infantil e novelas policiais - além da trilogia da imigração italiana iniciada com O Quatrilho, obra que está completando 30 anos -, José Clemente Pozenato prepara um novo romance.
Segundo o escritor, o livro será ambientado no meio universitário. A obra começou a ser escrita há cerca de dois anos, mas ficou em stand by por causa de outros projetos, como a recém-lançada tradução de Cancioneiro, de Petrarca, poeta italiano do Século 14, que saiu pela Ateliê Editorial e Editora Unicamp, reunindo mais de 360 poemas traduzidos por Pozenato. Em breve, ele pretende retomar a escrita do novo livro.
Mesmo assim, ele prefere não revelar detalhes da trama, nem dar uma possível data de lançamento.
- O planejamento é uma coisa, como a escrita caminha, é outra - diz, revelando que, quando começa a escrever, nunca sabe como uma história vai terminar.
Além disso, assim como fez em O Quatrilho e outros livros, ele prefere pesquisar bastante para saber do que está falando quando escreve.
- O Vargas Llosa disse certa vez que para a mentira parecer verdade, temos de conhecer bem a realidade - diverte-se.
Uma curiosidade sobre o processo de escrita do autor é que, em geral, ele segue esse rito de pesquisa, planejamento e escrita, com a última levando vários meses e incluindo reescritas. Entretanto, as suas novelas policiais são escritas em duas semanas, com a média de um capítulo ao dia.
E pode-se esperar um novo título policial protagonizado pelo delegado Pasúbio, para fazer companhia a O Caso do Martelo, O Caso do Loteamento Clandestino, O Caso do E-mail e O Caso da Caçada de Perdiz? Por enquanto não, diz o escritor.
- Para eu escrever uma história policial, tem de ter uma motivação, algo que a desencadeie. No momento, não há nenhum ambiente que me chame a atenção para uma nova novela policial.
Literatura
Autor de "O Quatrilho", José Clemente Pozenato trabalha em novo livro
Escritor vai ambientar nova obra no mundo universitário
GZH faz parte do The Trust Project