Artista, pesquisador em dança, professor assistente da Universidade Federal de Goiás, o mineiro Rafael Guarato se apresenta o espetáculo Alça de Balde, domingo a terça-feira, às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O trabalho fala sobre instabilidades de criação na dança - dos processos de criação na sala de ensaio à afirmação de uma carreira profissional.
A ideia nasceu depois que o intérprete teve uma lesão no joelho, chamada de alça de balde, que o obrigou a ter que fazer outros movimentos para se locomover por mais de 20 dias. Surgiu, então, o mote de criação do trabalho. Assim, o trabalho fala sobre formas de se locomover, das danas possíveis do corpo.
- A crise gera instabilidade, contrastes da posição sobre a vida como um todo - diz o bailarino.
Desse confronto de criação, nasceu uma perspectiva de olhar para o trabalho artístico, as influências das danças de rua - por onde começou, em Uberlândia, ambiente retratado no livro Dança de Rua: corpos para além do movimento (Uberlândia, EDUFU, 2008).
- Estou aberto às mudanças, mas até certo ponto. Não existe criação livre. Em algum ponto você se vincula, se refere - diz ele, cujo trabalho tem informações do popping, bboyng e finger tutting. - A contaminação existe. A ideia é, justamente, de como um corpo que está biomecanicamente a executar uma movimentação mais rígida pode acionar essas percepções corporais sem cair na estética breaking, um gestual não castrado, não fechado numa estética única.
Na terça-feira, depois de sua terceira apresentação, Guarato vai debater com o público sobre as condições práticas de sobreviver de dança à criação artística, tendo como suporte contribuições de áreas como filosofia, história, sociologia e psicanálise.
Segunda e terça-feira, das 13h às 15h30min, ele também dará workshop gratuito a bailarinos interessados. As inscrições são pelo telefone 3901-1316 (ramal 203) ou pelo e-mail unidadededanca@caxias.rs.gov.br.
Além de Alça de Balde, o programa inclui apresentação da coreografia Jeito De..., da Cia. Municipal de Dança de Caxias. O espetáculo teve estreia em 2013, e estabelece um diálogo entre a técnica de dança aérea e a dança contemporânea, ampliando outras possibilidades corporais em relação ao espaço/tempo. Ao som de música brasileira e suas influências no processo criativo, a obra coloca em questão as regras estabelecidas na sociedade que interferem no cotidiano das pessoas e que, frequentemente, se convertem em interditos.
Programe-se
O que: Espetáculos Jeito de..., da Cia. Municipal de Dança, e Alça de Balde, de Rafael Guarato
Quando: 24, 25 e 26 de agosto, às 20h
Onde: Teatro Pedro Parenti - Casa da Cultura (Dr. Montaury, 1.333), em Caxias
Duração: 55 min
Quanto: Entrada franca