A exposição O Tempo e a Vida dos Frades Capuchinhos, que abre nesta quinta, no Museu dos Capuchinhos em Caxias, mostra a vida de um religioso no convento, dividida em núcleos temáticos. A mostra é baseada em hábitos anteriores aos anos 1960.
>> GALERIA DE FOTOS: confira imagens da exposição
O projeto museográfico e a curadoria são assinados pelos alunos da oficina de Expografia, ministrada em maio no museu pela arquiteta e cenógrafa Roberta Tiburri. O visitante inicia o percurso pela estação chamada "tempo da vocação", com uma representação do quarto de um religioso no convento.
Na sequência, é possível contemplar o "tempo da oração", com um altar contendo livro de cânticos, missal e a liturgia das horas. Há também a representação do trabalho. O ofício está representado por equipamentos agrícolas, objetos de enfermagem como seringas de vidro e recipiente para esterilização dos materiais.
A mostra finda com o "tempo da despedida", onde repousa uma cadeira confortável, uma bengala e uma pequena mala, representando o final da jornada de um religioso.
A visitação pode ser feita de segunda a sexta, das 8h30min às 11h e das 13h30min às 17h, até dezembro. A entrada é franca.
Religiosidade
Exposição 'O Tempo e a Vida dos Frades Capuchinhos' abre nesta quinta, em Caxias
Mobiliários de convento, trajes, livros e objetos serão mostrados no Museu dos Capuchinhos
Tríssia Ordovás Sartori
Enviar email