O gerente operacional de uma transportadora, Tairo da Silva Junior, 47 anos, vibrava sentado na primeira fileira da plateia do Caldeirão do Huck enquanto seu filho, Vitor Benites da Silva, 12, alcançava o primeiro lugar na competição Torrecopos 2014. Vitor é natural de Caçapava do Sul, mas mora em Caxias há três anos. O programa foi ao ar no último sábado.
O Torrecopos é composto de quatro fases e 12 competidores. Vitor venceu a primeira com o menor tempo sobre outros dois participantes. O objetivo é completar um ciclo de três fases. A primeira é montar três torres, uma de três copos, outra de seis e a terceira de três (3-6-3). A segunda é montar duas torres de seis copos cada (6-6). A última consiste em uma torre de 10 copos, com um copo isolado em cada lado (1-10-1). Cada competidor tem três chances para completar o circuito no menor tempo possível. Vitor conseguiu realizar todo o ciclo com a marca de 7 segundos e 98 milésimos.
- Na primeira vez eu não fiquei nervoso. Na segunda, sim, quando o outro Vitor tomou meu tempo. Mas na terceira eu me tranquilizei e consegui tomar o tempo dele de novo - diz o garoto.
Vitor revela que seu recorde durante os treinamentos é ainda menor. Ele já conseguiu chegar à marca dos 6 segundos e 50 milésimos.
Estudante da sétima série da Escola Estadual Sílvio Dal Zotto, o garoto ficou sabendo da inscrição para o Caldeirão pelo grupo do Facebook Brasil-Torrecopos By Speedstacks. Para participar, era preciso ter notas altas, algo comum para o aluno que gosta de Ciências e pretende ser veterinário.
Nas próximas etapas do Torrecopos, os outros participantes tentarão superar o tempo de Vitor. Caso isso ocorra, o garoto ainda terá uma chance de baixar a marca e manter a liderança.