Cinco espetáculo para os públicos infantil, juvenil e adulto fazem parte da Mostra Teatro Daqui, que começa nesta terça e segue até sexta-feira em Caxias. Ao todo, serão seis apresentações no Teatro Pedro Parenti e no Centro de Cultura Ordovás.
- A mostra reúne espetáculos de grupos caxienses, cujas montagens foram financiadas pelos mecanismos de fomento e incentivo à cultura disponíveis no município - explica Ângela Lopes, coordenadora da Unidade de Teatro.
Mas é preciso correr para garantir um lugar e conferir as produções caxienses: não há mais ingresso para as sessões do espetáculo infantil O Vale dos Sonhos, do grupo Quiquiprocó.
A Mãe dos Monstros (contemplada com o Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral 2011)
- Ela é baseada no conto homônimo de Guy de Maupassant e trata de assuntos que são comuns na vida de todo o mundo. Conta a história de uma mulher que sofreu vários tipos de violência e isso reflete na personalidade dela. Trata das questões humana, como as pessoas se transformam a partir do que acontece na vida delas. A dramaturgia foi criada com o intuito de causar a reflexão no espectador.
Juliana Demori, atriz da peça
Terça, às 20h, no Centro de Cultura Ordovás
Em Cena (montado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias)
- A programação está bem variada e esse é um grande atrativo da mostra. A peça, que mostra uma velha atriz que está no auge da sua carreira, propõe uma discussão sobre a existência, sobre os momentos felizes e as amarguras de uma vida. Hoje eu estou com 80 anos e ver uma mulher da minha idade em cena não acontece todos os dias.
Maria do Horto Coelho, atriz da peça
Quarta, às 20h, no Teatro Pedro Parenti
O Vale dos Sonhos, do grupo Quiquiprocó Teatro de Bonecos (contemplado com o Fundoprocultura em 2008)
- O espetáculo, que conta as aventuras do boneco Rodrigo que, sem mesmo sair de seu quarto, viaja para o Vale dos Sonhos, é muito fantasioso. Cada personagem tem uma música e as pessoas, crianças e adultos, se emocionam muito com a história.
Andréa Peres, coordenadora do grupo
Quinta-feira, às 10h e às 14h30min (ingressos esgotados), no Teatro Pedro Parenti
Eva Ave Marias - Mulher em Movimento, do grupo Teatro Mecânico - Artistas em Colaboração (financiado pelo Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral 2007)
- O monólogo trata sobre as mulheres na sociedade e abre uma possibilidade de se discutir quem somos nós e como podemos contribuir para um mundo melhor. As pessoas devem assistir aos espetáculos e prestigiar o trabalho feito aqui. Isso incentiva os artistas. Nós temos algo para oferecer para as pessoas que devem consumi-los.
Tina Andrighetti, atriz da peça
Quinta-feira, às 20h, na Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto (no Ordovás)
Cafundó do Findimundo, da Cia Molhados na Chuva (contemplado com o Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral 2012)
- O espetáculo apresenta um enredo simples, mas muito bem feito. A partir da história do personagem José Osvaldo da Sirvia, mais conhecido como Zé da Sirvia, abordamos assuntos como a busca do autoconhecimento, desilusões, amores e a confirmação de que não existe distância entre os lugares e as pessoas. Para passar isso ao público, usamos duas técnicas: a do balcão e a de sombras.
Rafael dos Santos Homem, um dos bonequeiros
Sexta-feira, às 20h, no Teatro Pedro Parenti
PROGRAME-SE
O que: apresentações da 3ª Mostra Teatro Daqui
Quando: de terça até sexta-feira
Onde: Centro de Cultura Ordovás (Luiz Antunes, 312) e no Teatro Municipal Pedro Parenti (Dr. Montaury, 1.333)
Quanto: entrada franca, mas os ingressos devem ser retirados com antecedência nos locais onde a peça será apresentada
No palco
3ª Mostra Teatro Daqui começa nesta terça, em Caxias do Sul
Ao todo, serão seis apresentações no Teatro Pedro Parenti e no Centro de Cultura Ordovás
GZH faz parte do The Trust Project