O filme francês E se Vivêssemos Todos Juntos? (2011), a primeira estreia de 2013 na Sala de Cinema Ulysses Geremia, tem cinco protagonistas que já passaram dos 70 anos. Esses amigos de longa data parecem decididos a continuar sendo o que sempre foram, algo como idealistas, sedutores, saudáveis. Mas nessas tentativas é que moram as dificuldades. Ah, e as comicidades também.
Assista ao trailer de E se Vivêssemos Todos Juntos?
A produção dirigida por Stéphane Robelin (Real Movie) vai, primeiramente, nos apresentando à realidade de cada um dos idosos. Jean (Guy Bedos) ainda se indigna com as injustiças sociais, mas fica decepcionado por não ser mais atacado pelos policiais nos protestos que organiza. Ele é casado com a psicóloga aposentada Annie (Geraldine Chaplin, sim, a filha do ícone), provavelmente a mais conformada dos cinco. A filósofa Jeanne (Jane Fonda) está doente, mas prefere esconder do marido, o apaixonado e esquecido Albert (Pierre Richard). O fotógrafo mulherengo e solteirão Claude (Claude Rich) é o quinto elemento que, depois de sofrer um ataque cardíaco e ser internado numa casa de repouso, motiva o resto do grupo a dividir o mesmo teto.
Juntos, eles são uma espécie de Clube dos Cinco (clássico oitentista de John Hughes) da terceira idade. Cada um com uma personalidade, cada um apaixonante ao seu jeito.
SERVIÇO
O que: E se Vivêssemos Todos Juntos? (2011), de Stéphane Robelin
Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo)
Quando: de quinta até o dia 20, às 19h30min, nas quintas e sextas, e às 20h, nos sábados e domingos
Quanto: R$ 5 e R$ 2 (estudantes e idosos)
Classificação: 14 anos
Duração: 96 min
Cinema
Comédia dramática 'E se Vivêssemos Todos Juntos?' estreia nesta quinta, em Caxias
Filme será exibido na Sala Ulysses Geremia
Siliane Vieira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project