Bom dia! Acordando aos poucos... 20 de novembro: feriado... Nosso compromisso e respeito para com as diferentes culturas... Para além da cor da pele e demais diferenças, não podemos nos esquecer que somos irmãos e irmãs, filhos e filhas do mesmo Pai... Feliz dia!
"A ponte mais difícil de atravessar é a que separa palavras de atitudes." (Khalil Gibran).
A vida é uma construção envolvente e desafiadora. Somos construtores de pontes, que eliminam distâncias, abreviam chegadas e até ajudam na hora da partida. As pontes favorecem a circulação de tudo e de todos, além de potencializar a liberdade. Mas tem uma ponte que é difícil de atravessar: aquela que separa as palavras das atitudes. O excesso de palavras pode gerar descrédito e aumentar o distanciamento entre as pessoas. Está difícil de encontrar pessoas que falem somente o suficiente. Outra dificuldade bem visível é não saber o momento certo de falar e para quem falar. Estamos desejosos de atitudes, de obras e de ações assinaladas pela coerência.
Gosto de saber que em determinadas situações acontecem espaços maravilhosos para um minuto de silêncio. Sim, um minuto de silêncio se parece com uma hora sem palavras. O silêncio é inspirador, promove elevação e possibilita introspecção. Mas não basta silenciar, as atitudes precisam falar e comunicar a essência do fazer. Já não gasto muito tempo com pessoas que multiplicam muitas palavras e prometem o impossível. As atitudes expressam elegância e comprometimento, pois é o transbordar daquelas palavras que foram fiéis ao respectivo conteúdo. O mundo não presta mais atenção nos discursos, pois estes estão carente de atitudes.
Falar é o que existe de mais fácil. Na hora de arregaçar as mangas, aqueles que muito falam simplesmente desaparecem. As constatações em relações aos outros são muitas e repletas de pormenores. Convém que cada um também se questione: e eu tenho alcançado um bom equilíbrio entre o que eu falo e o que eu faço? Chegou o momento de tornar transitável a ponte que separa palavras de atitudes.
Um belo fluxo poderá acontecer se falarmos menos e fizermos mais. Todos vão querer passar por esta ponte, pois as surpresas serão em grande quantidade. Quando as palavras deixarem de serem multiplicadas, as atitudes ocuparão os respectivos espaços. A travessia existencial precisa privilegiar as atitudes e eliminar o excesso de palavras. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!