O caxiense Maurício Gyboski começou a colaborar com Aguinaldo Silva na escrita dos capítulos da novela Fina Estampa, no ano passado. Sucesso de público e crítica, a trama serviu, também, para consolidar a parceria com o mestre.
No segundo semestre deste ano, estreia Super Crô - O Filme, inspirado no mordomo interpretado por Marcelo Serrado, em que trabalhou "de forma discreta com o autor", como define. Gyboski já foi escalado, também, para auxiliar na 14ª trama das nove de Aguinaldo, que segue em sigilo. A novela estreia após a trama de Manoel Carlos que entrará depois da de Walcyr Carrasco, que sucede Salve Jorge.
O caxiense concluiu, há pouco, o monólogo O Jardim das Delícias, que está em fase de captação de recursos. A peça foi especialmente concebida para a atriz Cláudia Alencar, que dará vida a 13 mulheres.
Costuma brincar que a história favorita para ser contada é sempre a próxima. Há uma, no entanto, que deseja viabilizar algum dia, para cinema ou tevê:
- A dos primeiros imigrantes em Galópolis. Após uma malfadada greve em lanifício na região de Schio na Itália, o Conde Rossi reúne os tecelões e sentencia: "o galera, o brasile" (a prisão ou o Brasil). Eles "optam" pelo programa de imigração e assim 308 famílias chegam ao Rio Grande do Sul, em especial as de 12 amigos que na região de Galópolis. Tudo isso permeado por incríveis histórias de vida, perdas, amores, crimes passionais e traições.
Quando ainda era garoto, nos anos 1980, Gyboski teve acesso a um rico material de pesquisa. Como tinha boa caligrafia, ele transcrevia toda documentação levantada pelo pai, Alfonso Daniel, funcionário por décadas do lanifício, para a tese de doutorado de Vânia Herédia, na qual a mãe, Valkiria Daniel, também participou.
- São lindas histórias que se fundem num mesmo ideal: tornar aquela terra estranha em novo lar. Acho que daria um bom filme, minissérie ou novela das seis - completa.