O Almanaque deste final de semana traz uma reportagem sobre as pérolas que as crianças dizem. Com esperteza e espontaneidade, os pequenos têm raciocínios e ideias curiosas que, muitas vezes, colocam pais, familiares e amigos em situações constrangedoras.
O pequeno Marlon, cinco anos, deixa os pais, Élida Dias de Almeida, 38, e Cláudio Simão de Almeida, 46, enlouquecidos.
_ Em casa, achamos engraçado, mas na rua nunca sabemos o que pode sair dessa cabecinha _ conta a mãe.
Leia a matéria completa no Almanaque deste final de semana.
Divirta-se com as pérolas escritas por leitores no site do Pioneiro:
Meu colega e eu, na volta pra casa, sempre buscávamos o filhinho dele na escolinha. Na época, ele devia ter uns três anos, estava tirando as fraldas. Como de costume, indaguei:
_ Thiago, o que você aprendeu hoje na escola?
Ele sempre espertíssimo e terrível, respondeu:
_ Limpar a bunda!
Eu e o pai dele caímos no riso!
Mirian Fonseca
Minha afilhada, então com dois anos, me pediu:
_ Dinda, quero um xis!
Mandei trazer um para nós duas. Quando chegou o lanche, cortei uma fatia generosa pra ela e o restante separei pra mim. Ela não quis o pedaço dela e me respondeu:
_ Pedi um xis, mas só pra mim!
Dei o lanche pra ela e fiquei sem jantar!
Mirian Fonseca
Certo dia, eu e meu afilhado de três anos, o João Victor, estávamos procurando um pano para limpar o chão que ele havia sujado. Eu não estava conseguindo achar o tal pano e ele prontamente me disse:
_ Didi(que é como ele me chama) procura com as mãos, não com os olhos que você acha!
Kellen Pires
O Bruno, cinco anos, filho do meu melhor amigo, foi com a mamãe na missa na igreja dos Capuchinhos. Na comunhão, ela entrou na fila e levou ele junto. Ele, todo curioso, ficou observando o que acontecia. Vendo o padre dando a hóstia aos fiéis, ele falou bem alto:
- Ô mãe, porque o cara tá distribuindo as fichinhas?
Jackson Campani
Meu afilhado Pedro Augusto, quatro anos, quando vê uma foto de Gisele Bündchen, grita: " É a dinda! É a dinda !". Ele não é incrível?!
Mari Sasso
Minha filha, Alessandra, de quatro anos, assistiu na televisão uma apresentação de balé e achou a bailarina linda. Então, perguntou quem era ela. Eu disse:
_ É a Ana Botafogo.
Ela olhou-me com espanto, arregalou os olhos e disse:
_ Mãe, ela bota fogo!? Onde?
Tive que dar uma longa explicação sobre o sobrenome da bailarina.
Evelise Köetz
Minha filha Luiza, então com dois anos, sentada no cadeirote, comia abacate na casca. Comentei que a fruta era muito "pesada". Luiza, que hoje está com 26 anos e mora na Austrália, levantou o abacate e disse:
_ Não é não, Chú (apelido que ela me chama). É leve, ó!
Armando Pasqual
Tenho duas filhas, a Luiza, dois anos, e a Gabrielle, 11. Outro dia cheguei do trabalho e a Lu veio correndo e chorando me contar:
_ Mãe, a Gabi arranhou meus dedos com o rosto dela...
Gilmara Terra
Meu filho João Pedro Forini tinha 6 anos e nós estávamos montando uma cama de ferro que precisava de uma chave jacaré.
_ Onde será que está o jacaré? _ perguntei.
Ele respondeu que sabia, saiu correndo e trouxe o jacaré de borracha . Muito lindo, bem ingênuo.
Carmen Lucia Chiaradia Forini
Eu e minha sogra estávamos falando da diferença entre a descendência dos sobrenomes italianos em Santa Maria e em Caxias. Como minha sogra é de Santa Maria, disse que nunca tinha ouvido falar no sobrenome da vizinha dela, que é Mozzaquatro Mezzaro. Foi então que meu filho Miguel, de cinco anos, disse:
_ Tia Hélia é Moçaquatro?
_ Sim, é Mozzaquatro. E depois desse vem o qual? _ respondi.
_ Moçacinco, né mãe? _ disse rindo.
Juliana dos Santos Noronha
Grávida de cinco meses, informei a minha afilhada Duda, seis anos, que iríamos para a praia juntas. Ela disse:
_ A Laura não vai junto, né? Corta a barriga e tira a Laura. Na volta, tu colocas ela na barriga.
Minha afilhada na época tinha ciúmes da priminha. Agora, são muito amigas.
Gabriela Aver Chiele
Meu filho Tiago, quatro anos, quando indagado se é um menino ou um homem, responde categórico:
_ Sou uma criança!
Katiane Popsin
No final do ano passado, fomos para a praia e o meu filho Tiago, quatro anos, estava brincando com o irmão na areia quando, de repente, caiu e cortou o supercílio. Em meio a toda a nossa correria para socorrê-lo, eu estava chorando muito por vê-lo machucado. Ele olhou para mim, limpando as minhas lágrimas, e disse:
_ Mamãe, acalme-se, eu estou bem. Acidentes acontecem!
Katiane Simone Popsin
Nesta semana levei a minha filha, Letícia, quatro anos, a uma homeopata. A médica conversando comigo e a Lelê me deu uma cesta com brinquedos para ajudá-la a encontrar um determinado bichinho. Nisso, a médica disse:
_ Letícia, eu estou conversando com a tua mãe e ela não pode te ajudar agora.
Rapidamente, a Lelê respondeu:
_ Doutoia (doutora), a minha mamãe pode falar contigo e procurar o meu brinquedo ao mesmo tempo.
A médica não falou mais nada de tão surpresa que ficou.
Lisandra de Bona
O menino não havia frequentado uma igreja católica ainda, pois é luterano. Minha esposa o levou na catedral para a missa e sentou com ele no primeiro banco. Tudo pra ele era novidade. Quando o padre levantou o cálice com as hóstias e ofereceu aos fiéis, o menino falou bem alto:
_ Ai tia, vamos ver quem vai levar esta taça pra casa!
Jackson Campani
Meu filho Pedro tinha três anos quando pediu o que tinha dentro do saquinho dele. Aí fiquei meio sem jeito, na verdade, não sabia o que responder, aí disse:
_ O saquinho do pintinho tem pintinho.
Ele colocou a mãozinha na frente da boca e começou a rir e eu perguntei o que tinha acontecido. Ele respondeu:
_ Então no do pai tem uma galinha!?
Denise Demori Bertin
Meu priminho de dois aninhos estava na minha casa e pediu bolacha. Ele mesmo foi até a prateleira dos biscoitos e pegou um parecido com o conhecido biscoito da vaquinha, porém de outra marca. Ao ver que o biscoito não tinha nenhum desenho, ele com cara de dúvida perguntou:
_ Onde foi a vaquinha??
Caímos na gargalhada!
Simone Vergani
Certa vez, consegui fazer algo para meu filhinho de três anos e meio que nenhum outro adulto havia conseguido fazer. Então, ele me olhou e disse:
_ Essa é a minha garota!
Caroline Marques Estevão
Certa vez, minha priminha, que na época deveria ter uns quatro anos, estava brincando quando minha tia disse:
_ Menina, se tu não parar vou te tomar isso!
_ Tomar? Isso não é "aga" (água)! _ respondeu ela prontamente.
Juliana Rech
Meu neto Nícolas, quatro anos, foi ao dentista e, ao voltar, me contou que o dentista disse que era para ele tomar chá ao invés de refrigerante. Então, ele me pediu que eu fizesse um chá de camomila ou de pedreira. Eu olhei e pedi o que era pedreira. Ele me respondeu:
_ Vó, chá de capim-pedreira! _ falou, se referindo ao chá de capim-cidreira.
Angela Hunhoff
Certa vez, nossa vizinha Inês foi nos visitar com sua filha Bruna, que na época tinha quatro aninhos. Muito sapeca, ela olhou para a parede e disse, com um largo sorriso:
_ Olha, mãe, que lindo o calendário!
Ela havia avistado uma bonita figura com vários cachorrinhos estampados em um calendário. Na outra página estava o Cristo Redentor e ela disse:
_ Olha! No outro lado tem um crucifixo!
Marieli da Silva
Meu filho Pedro, de quatro anos, após assistir ao jogo Inter x Novo Hamburgo, saiu numa euforia só para a sacada gritando:
_ Viva, o hamburgeeeerrrr.... o hambúrguer ganhou!
Jocelene Sasso
Ao ver minha sobrinha de dois anos chupando seu bico com muita satisfação, indaguei:
_ Esse teu bico aí parece ser tão gostoso... tem gosto de quê?
Ela respondeu, com ar de indiferença:
_ Suzêia... (sujeira)
Gosto não se discute!
Denise Ruaro
Certo dia minha irmã mais nova chegou da escola e me contou que a professora chegou na sala e pediu que fizessem uma redação sobre a primavera. Ela disse que parou e ficou pensando: "Mas eu não tenho nenhuma prima Vera...".
Juliana Salvadori
Perguntei para um amiguinho meu se ele tinha Orkut. O primo dele, de quatro anos, que estava perto, respondeu bem afoito:
_ Eu tenho iogurte, lá na geladeira!
Janaína Ferreira
_ Papai, vem ver meu desenho _ disse meu sobrinho de três anos, com uma pedra na mão em frente ao Peugeot 307, que acabara de sair da concessionária.
Meu cunhado, pacientemente, foi ver a "obra de arte" do pequeno, que explicava:"Uma girafa, um sol e um cachorro." Quase morri de taquicardia ao ver que o menino tinha usado de tela a porta do carro.
Pedro Pasa
Outro dia estávamos fazendo compras no mercado e havia um amputado andando de muletas. Meu filho Pedro, cinco anos, saiu correndo e gritando para o irmão gêmeo, que andava mais à frente:
_ João, João vem ver o saci!
Claiton Stumpf
Minha filha, Maria Eduarda, então com dois anos, estava muito quieta no quarto. Cheguei de mansinho pra ver o que ela estava aprontando. Foi quando a vi colocando uma chave de fenda na tomada. Não deu tempo de pará-la. Depois de tomar o choque, assustadíssima, olhou pra mim e disse:
_ Mamãe, meu dedo "temeu" (tremeu)!
Foi um susto!
Priscila Freitas
O Davi, três anos, filho da minha colega e amiga Janaina, é muito esperto e observador. Todos os dias ele passa pela pracinha em frente à igreja de São Pelegrino, em Caxias. Certa vez soltou essa:
_ Mamãe, a árvore de natal virou uma uva! _ se referindo a árvore de natal que foi substituída pela decoração da Festa da Uva.
Bruna Tessari
Tenho uma irmã pequena, de nove anos, que cresceu em meio a adultos. Além de viver provando meus sapatos para saber se já servem nela, ela fica no meu quarto enquanto me arrumo para sair e sempre pede se eu vou dar as roupas pra ela quando crescer! Uma graça de vaidade! Te amo, Caca!
Valéria Ferreira
Desci de meu apartamento com meus cachorrinhos para o passeio diário, quando uma menina que mora no prédio perguntou se ela poderia brincar com o cachorro "menino".
Moacyr Chiarello
Meu irmão Eduardo, dois anos, gosta muito de contar histórias. Certo dia, quando estava contando uma, pensou, pensou e falou:
_ É...é...é...é... é. Mim não sabo.
Foi uma gargalhada só!
Raquel Machado
Meu sobrinho Daygo, quatro anos, esteve na minha casa e viu um quadro com o rosto de Jesus no meu quarto. Ele perguntou quem era aquele homem e eu respondi que era o Papai do Céu. Ele, mais do que depressa, perguntou se eu o conhecia. Respondi que não e ele retrucou perguntando porque eu tinha uma foto dele no quarto se não o conhecia. Fiquei sem palavras!
Tatiana Boone
Minha sobrinha Vitória, dois aninhos, mal sabe falar. Certa vez, estávamos na casa de uma tia com várias crianças ao redor. Meu primo resolveu mostrar uns desenhos para mim e para minha irmã e nos perguntou o que achávamos. Nós falamos que estava muito bom. Então, ele perguntou:
_ E você, Vitória, o que achou dos desenhos do primo?
_ Amei _ respondeu ela toda fofa.
Ledy Sousa
Maiara, com quatro anos, olha intrigada para minha gatinha que é da raça "casco de tartaruga". Levanta os olhos para mim e pergunta:
_ Mas pra que tanta cor?
Diane Bacarin
Minha filha, então com dois anos, ficou maravilhada em observar o mar.
_ Mas essa água é salgada...? _ perguntou.
Respondi que sim, e ela me perguntou quem havia colocado o sal.
Nilva Tasca Pigosso
Meu afilhado de quatro anos, Denver, é súperesperto e, ao telefone, perguntou onde eu estava. Respondi que estava trabalhando e ele perguntou:
_ Tá tabaiando na uqui onde tem a cacata?
Respondi que sim, e ele disse:
_ Tô avisando, não bota a mão na cacata, não pode. Si bota a mão na cacata vai dá pobema, o poliça pende e eu não tenho tempo de ir aí dize po poliça te solta. Tô muito ocupado.
Valdir dos Santos
Minha sobrinha Marina, cinco anos, quando questionada sobre o que queria ser quando crescer, respondeu:
_ Estou em dúvida se sereia ou fada...
Katia Vardanega
Quando engravidei do irmão da Ana Luiza, três anos, ela muito chateada perguntou:
_ Quem colocou ele aí dentro, mamãe?
Respondi que foi o papai. Então, ela indignada, disse:
_ E você deixou?
Katia Vardanega
Levei minha filha Nicole, três anos, para fazer umas fotos em estúdio, onde usou uma fantasia de vaca. Depois das fotos, levei ela no oftalmologista. No fim da consulta, ela olhou para a médica e disse:
_ Com essa roupa, tu parece uma vaca.
Era a primeira consulta. Não sabia o que fazer!
Carla Schiavo de Brito
Eu e minha filha Nicole, três anos, fomos na missa em Caravaggio. No final da missa, uma das senhoras que estão sempre por lá, chamou ela, lhe entregou uma lembrançinha, lhe deu um beijo na bochecha e disse que ela era muito linda. Minha filha agradeceu e soltou essa:
_ Tua cara tá toda murchada!
Só mesmo as crianças com sua inocência!
Carla Schiavo de Brito
Certa vez, levei minha filha Bruna Luiza ao pediatra e o doutor pegou o estetoscópio para examiná-la. Quando chegou no coração, ela perguntou:
_ Tá batendo?
Foi muito engraçado!
Carla Confortin
O primo de uma amiga, na época com seis anos, fez alguma coisa que ela achou engraçada.
Bernado, tu é fantástico _ disse ela.
_ E tu é o Jornal Nacional! _ ele respondeu.
A gente ri até hoje.
Valeria Auler
Minha filha de dois anos chegou da escolinha cantando uma nova música e queria que cantássemos junto com ela. Porém, não entendíamos o final da música e ela ficava brava. O final da música era assim: " ketchup virou" e ela cantava "zupilou, zupilou". Nunca iríamos adivinhar nunca, mas no fim acabamos rindo muito.
Daniela Bortoluzzi
Sou proprietária de uma escola de educação infantil. Um aluno chegou para mim e falou:
_ Profe, tenho uma coisa para te contar: sabia que nasci no dia do meu aniversário?
Giovane Lazzaretti
Minha sobrinha Isabella, sete anos, é um poço de pérolas. Ela e a família foram passar o feriado de Páscoa em Machadinho e lá conheceram um parque temático que foi o tema de muitos "micos", a maioria de autoria do seu irmão mais velho, Bruno, 13. No final de semana seguinte, foram na minha casa e contaram muitas aventuras do feriado e, inclusive, tentaram contar o pior mico do Bruno. Mas ele não queria contar porque estava com vergonha. Minha irmã e meu cunhado decidiram não contar, mas a Isa, insatisfeita em não fazer o irmão passar vergonha logo disse:
_ Nenhum contrato foi assinado para não contar o mico do mano!
Quando ela era menor, minha irmã mudou-se para um apartamento com duas vagas de garagem e a Isa logo contestou:
_ Tinha que ser três, mãe! Onde vou colocar o meu quando eu crescer?
Mariana Moschen
Meu filho Kael Eduardo, que tem quatro anos, um dia olhou pra mim e perguntou:
_ Mamãe, você queria ter um filho como eu?
_ É claro meu filho, eu amo você _ respondi.
Magda Luciane dos Santos
Meus pais são separados há mais de 10 anos. O nome da minha mãe é Lorena e o nome do meu pai era Valdemar, mas para as crianças, nós sempre chamávamos meu pai de "vô Moschen".
Meu sobrinho Lucas, na época com cinco anos, não conhecia o avô até precisarmos interná-lo no hospital. Ao invés do Luquinhas chamar meu pai de vô Moschen, chamou-o de vô Loreno, porque era o masculino de vó Lorena! Gargalhadas mil até hoje!
Mariana Paula Moschen
Minha filha, então com três anos, me disse:
_ Quando eu crescer, quero ser 'cantela' (cantora) e morar em Paris.
Aí questionei como ela pretendia fazer isso, pois precisaria de muito dinheiro, e ela me respondeu:
_ Coitadinha de ti, né mãe, mas tu arruma mais um emprego né?
Leonice Ferreira
Quando minha filha Marina estava aprendendo a escrever e entendendo a lógica da aplicação do "h", ela precisou escrever a palavra helicóptero. Para explicar que havia entendido o sentido do que falávamos, ela disse:
_ Entendi mãe, se falamos o "h" fica "agalicoptero".
Elisiane Corso
Certa vez, o meu ex-chefe estava me contando sobre os ensinamentos religiosos que passava ao filho, que, na verdade, só se interessava por locomotivas. Então o pai levou o filho a uma igreja e passou a lhe mostrar as imagens dos santos, explicando a importância de Jesus. Inconformado, o filho disse:
_ É, mas ele não apita!
Fernanda Bennedetti
Certa vez, o filho de um amigo, durante o jantar de ano novo, discutia com o pai sobre os jogos de videogame que ele havia lhe comprado. Segundo a criança, não era mais possível comprá-los nos camelôs. Perguntada a razão, o guri largou os talheres na mesa e exclamou:
_ São todos piratas!
Fernanda Bennedetti
Quando minha filha tinha dois anos, por descuido, me viu sem roupa. Olhando para o próprio corpo, ela me pergunta com toda a calma:
_ Mãe, por que eu não tenho um bigode preto aqui embaixo?
Fiquei morrendo de vergonha e completamente sem ação...
Andressa Muller
Eu e minha filha Maria Eduarda, na época com uns cinco anos, estava meio doentinha e me pediu que eu fizesse nela um "mixego". Eu falei que não sabia o que era isso, mas ela insistia:
_ Faz, mãe, um "mixego" que eu tô triste.
Eu, carinhosamente, dizia que não sabia como se fazia "isso". Para explicar, ela pegou seu rostinho e encostou no meu. Depois fui entender que ela queria um chamego!
Priscila Freitas
Minha filha Maria Eduarda, então com quatro anos, me pedia insistentemente pra ligar a TV e ver se já havia começado o desenho Sagwa, da gatinha "sem a mesa". Nunca ouvira falar de tal desenho. E ela insistia na "gatinha sem a mesa". Procurei canal por canal, e não lembrava de qual desenho ela estava falando. Ao colocar no canal Futura, ela disse que era naquele canal. Só depois fui entender que ela queria assistir a "gatinha siamesa". Foi tão engraçadinho...
Priscila Freitas
Meu filho de dois anos acorda todos os dias por volta das 6h e diz bem alto para o pai, puxando as cobertas e os pés até tirá-lo da cama.
_ Atoda piquisoso!!
Depois, diz para a mãe, em tom mais baixo e sem tirar as cobertas.
_ Atoda, pincesa!!
Beatriz Baldin
Há alguns anos fui à locadora de filmes com a filha de uma amiga, que tinha dois anos. Na época, o filme Free Willy estava sendo lançado em VHS e tinha um balão pendurado no formato da baleia na loja. Quando a menininha viu, gritou pra mim olhar o avião.
_ Não é um avião, é uma baleia _ respondi.
_ Baleia não voa! _ ela retrucou.
Todos na locadora caíram na risada...
Andressa Muller
Certa noite, meu sobrinho, na época com cinco anos, e minha filha Aline, estavam deitados na sacada da minha casa olhando para o céu. Ela disse para ele
_ Olha a lua como está linda _ ela disse para ele.
_ Ela tá ligada? _ perguntou ele, já que era noite de lua cheia.
Denise de Boni
Hoje de manhã, saindo para o trabalho, andei alguns metros ao lado de dois garotos que iam para a escola. Eles conversavam sobre carros, até que um deles disse que hoje em dia muitos carros não precisam mais ser incrementados, porque a maioria já é assim "de nascença"!
Andressa Muller
No ano passado, fui a Caravaggio e levei minha afilhada/sobrinha de três anos. Na metade da missa, ela me disse que queria um refrigerante.Fomos na lancheria e comprei uma Fanta lata. Eu pedi pra dela me dar um gole, e ela respondeu:
_ Acho bom você pedir outro pra ti, por causa da gripe suina.
Achei o máximo.
Rosângela Reginato
Numa noite que chovia muito e trovoava, meu filho Thiago, na época com três anos, perguntou como Deus conseguia fazer todo aquele barulho e jogar raios na terra se estava com as mãos pregadas na cruz lá na igreja. Que humor, hein?!
Rosane Carniel Oliveira
O filho de uma amiga, que hoje não mora mais em Caxias, com dois anos queria "fumaum", o que deixou todos perplexos. Depois se descobriu, por causa de uma vitrine, que era um carrinho de "Fórmula Um".
Carmem Zanzi
Com quatro anos, minha filha, que hoje tem 16, viu num terreno baldio uma árvore com uma placa de vende-se. Ela comentou:
_ Ô mãe, quem vai querer comprar uma árvore?
Carmem Zanzi
O filho recém-nascido da professora da escola da Ana Luiza, de três anos, morreu. Ao dar a notícia a ela, falamos que o bebê tinha ido pro céu. Ela respondeu:
_ Então porque você está chorando, mamãe?
Katia Vardanega
No carnaval passado, estive em Areias Brancas com minha sobrinha Débora, cinco anos. Indignada com a tia, ela falou:
_ Tia Fabi, para de passar azeitona nessa mão, por causa dessa azeitona (acetona) tu nem dá atenção para as pessoas.
Que fofura!
Fabiana Strada Ribas
Um dia levei meu tio ao aeroporto e minha prima, de cinco anos, que estava comigo, viu uma aeromoça, olhou pra mim e disse:
_ Olha, uma "aeroporta"!
Eduardo Alfredo Guizzo
Minha neta de cinco anos, muito esperta, olhou vários dias a propaganda sobre ejaculação precoce. Numa manhã, estávamos só nos duas tomando café, quando ela disse:
_ O que é ejaculação precoce, porque eu ainda não entendi.
Expliquei que é uma doença que dá nos homens e ela, bem séria, perguntou:
_ Então porque a mamãe me disse que isso não é pra criança, era só explicar que nem você...
Jussara Correa
O irmão de uma amiga, que na época tinha cinco anos, do nada veio conversar comigo sobre sexo (já neste instante fiquei sem ação...). Ele me afirmou em alto e bom tom que os pais dele só haviam feito sexo duas vezes na vida: quando "fizeram" a irmã dele e quando "fizeram" ele. Pior foi que ele ficou me olhando insistentemente esperando algum comentário e eu não sabia se ria ou se comentava algo. No final, ficou bravo comigo porque eu não "o levava a sério".
Franciele Gamin Nogueira
Uma vez, meu filho de quatro anos estava com muita vontade de fazer xixi. Não ia dar tempo de chegar em casa, então parei o carro numa rua sem movimento, tirei ele do carro e disse:
_ Coloca o pintinho pra fora da calça e faz xixi.
Meses depois, quando saíamos da escolinha, pedi pra ele se apressar, pois eu estava com vontade de fazer xixi. Ele me respondeu:
_ Coloca a perereca para fora da calça e faz xixi.
Noelci Souza
Eu e meu filho Dudu, na época com três anos, estávamos passeando na rua quando passaram duas freiras. Ele gritou:
_ Mamãe, olha, duas bruxas!
Juliana Tedesco
Meu filho Dudu tinha quase quatro anos quando foi à missa. Quando começou a movimentação das pessoas para receber a comunhão, ele perguntou:
_ Onde tu vai mamãe?
Respondi que iria receber a comunhão e ele me perguntou o que era aquilo. Para não atrapalhar, eu disse:
_ É um biscoitinho, meu filho, em casa te explico melhor.
_ Mas mãe, ele dá o pacote inteiro? _ retrucou.
Juliana Tedesco
O filho de uma amiga, cansado de perguntar sobre sexo para a mãe, chegou um dia da escola e perguntou:
_ Afinal, o que é sexo?
A mãe explicou cientificamente e ele retrucou:
_ Então me mostra como se faz!
Jacklene Macedo
O filho da minha amiga disse que estava com "dor de braço". Aí eu perguntei de onde era a dor e ele respondeu:
_ Porque eu fiz a vacina.
Miriã Oliveira
Meu sobrinho Iuri, de 10 anos, estava fazendo a lição de casa e me perguntou se a palavra "carro" tinha acento. Expliquei que não tinha porque era uma paroxítona terminada em "o". O irmão dele, Ian, três, contestou, dizendo que carro tinha acento. Com a maior paciência, expliquei que ele ainda não sabia ler e que, quando aprendesse, a professora ensinaria que carro é sem acento. Ele respondeu:
_ Se carro não tem acento, as pessoas vão sentar onde?
Ivanete Mileski
Meu filho Manuel, cinco anos, estava no computador e encontrou um joguinho que eu havia instalado. Perguntei como ele havia encontrado. Ele simplesmente bateu com um dedinho indicador na cabeça e me falou:
_ Usando isso (a cabeça). Aabia que dentro da cabeça tem um cérebro que ensina as coisas? Acho que é porque gosto de assistir documentários.
Angela de Almeida
Minha filha Lais, na segunda série, escreveu que o masculino de vaca era "vaco".
Daniela Andrade
Conversando sobre o que levaríamos à praia, (cama velha, fogão velho, geladeira velha) meu filho, quatro anos, olhou para o avô e disse:
_ Então o vô tem que levar a vó e a bisa.
Graciela Hunhoff Servelin
Arthur, coleguinha do meu filho, estava lá em casa e os dois comentavam sobre o filme O Cavaleiro Selvagem, quando ele disse que o cavaleiro tinha feito um "parto com o diabo".
Gilberto Signori
Meu irmão Yuri, quando tinha cinco anos, me perguntou:
_ Mayra, como se diz "inglês" em espanhol?
Respondi:
_ Inglês, assim como se diz em português!
_ Não, Mayra: inglês em espanhol é fisk! _ ele respondeu, referindo-se ao slogan da Fisk Idiomas.
Mayra Rios
_ Dinda, eu vou comer toda a roupa da galinha!_ disse meu afilhadinho Henrique, de quatro anos, querendo falar que estava pensando em comer a pele do frango assado.
Lisiane Onzi
Meu irmão de seis anos estava passeando com meus pais no shopping, e ia correndo na frente. Meu pai encontrou um colega e pediu pra ele lhe pregar uma peça: longe deles, pegou o Henry no colo e foi levando. Eis que meu irmão, muito sério, respondeu
_ Hei moço, eu tenho família!
Danielle Lima Santos
Há dias, perdi um exame e comentei em casa. Aí, no outro dia, escutei uns barulhos no quarto do meu filho e perguntei:
_ O que você está fazendo, filho, subindo na cadeira?
Aí ele desceu correndo e me disse:
_ Olha, mãe, achei o teu exame. É este?
Eu olhei e era minha folha de pagamento!
Aí respondi:
_ É este mesmo filho, obrigada!
Gislaine Cardoso
Quando fui visitar meu sobrinho e afilhado de quatro anos, na hora de eu ir embora, ele insistiu em nos acompanhar e começou a chorar. Eu disse que tinha que ir para casa cuidar do padrinho (meu marido) e ele deveria ficar para cuidar da mãe. Ele me respondeu, soluçando:
_ Diz pro padrinho vir aqui dormir com a minha mãe e eu vou lá dormir com você.
Achei o máximo a inocência, mas me controlei para não rir e expliquei que isso não seria possível...
Mirela Verdi
Estávamos na casa da minha irmã em Caxias e meu sobrinho, Pedro Sebben, dois anos, olhou para meu filho e nos perguntou:
_ Onde tu moram?
Claudia Soares
Meu primo estava fazendo a lição de casa, que era colar cinco figuras com "f". Quando vi, ele estava colando o recorte da Marília Gabriela. Então falei:
_ Pedro é "m" de mulher, tá errado.
Então ele respondeu:
_ Não é "m" de mulher, é "f" de feia."
Adriane Koakoski
Quando eu tinha uns cinco anos, minha mãe estava me ensinando fazer o sinal da cruz. Ela dizia, "Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo." E eu, que queria fazer ligeiro e já tinha me esquecido, disse, fazendo os sinais:
_ Cinco, sete, nove...
Simone Oss
A mãe de uma aluno contou para a minha cunhada, que é professora, que o seu filho perguntou:
_ Mãe, o que é virgem?
Ela deu uma enrolada e respondeu. Aí a criança perguntou:
_ E extra virgem?
Tudo isso com uma garraga de azeite na mão!
Adriane Fátima Koakoski
Frases da Maria Clara, de três anos: "Mãe, já vou. Só estou terminando de me maquiar" e "Mãe, já arrumei a bolsa pra eu ir a academia".
Lilian Bitencourt
Minha filhinha de três anos estava jantando com uma amiguinha na sala, quando disse para a amiga:
_ Cintia, você gosta do 'juventino'?".
Ninguém entendeu, mas como elas estavámos assistindo uma reportagem dos times de futebol, concluímos que "juventino" era o nosso Juventude.
Veridiane Fellini
Minha filha tem cinco anos e se chama Maria Luiza. Ela já disse: "Manhê, essa blusa tá me infocando! e "Hoje quando a gente acordar é dia de trabalhar ou dia de ficar em casa?"
Simone Piccoli de Mello
Estava dando as gotinhas de homeopatia para minha filha, quando ela perguntou:
_ Mãe, a minha é "meopatia" e a tua é "teopatia"?
Silvana Maurina
Meu sobrinho, quando pequeno, estava sempre querendo um dinheirinho. Quando perguntavam o que ele queria ser quando crescesse, respondia:
_ Quero ser aposentado para ganhar salário!
Ingenuidade, né...
Noeli Godinho
Minha filha Amanda, de dois anos, começou a fazer aulas de balé. Certo dia, me pediu para colocar a roupa de "margarina". Depois de um tempo fui entender que era a roupinha de bailarina!
Raquel Machado
Num dia muito frio, minha filha disse:
_ Mamãe, minhas mãos estão morridas!
Gabriela Martins Graneto
Minha filha Izadora cantou para mim: "O trem de ferro quando sai de perlambuco vai fazendo chic chic até chegar no cerará...".
Ironite Carraro
Meu irmão, quando tinha uns quatro anos, perguntou:
_ O hoje é o amanhã de ontem e o ontem de amanhã, né?
Maila Costa
_ Mãe, se tu não tem dinheiro, vai no banco com o cartão que aquela maquininha te dá _ dizia minha filha Rafaela, que achava que a falta de dinheiro se resolvia assim.
Silvia Ramos
Quando eu tinha oito anos, atendi a porta para minha avó. Assim que vi que era uma vizinha específica, gritei na frente dela:
_ Vóóóóóóóóó, é aquela mulher que tu não gosta.
Rogerio Vacari Jr.
Quando meu filho Guilherme estava aprendendo a escrever seu nome, ele chegou em casa quqrendo trocá-lo. Perguntei o porquê e ele me respondeu:
_ Eu queria trocar o meu nome porque o Artur sempre termina de escrever o nome dele antes de mim.
Carlos Alberto Barcellos
Estava fazendo minha unha quando o filho da manicure, que tem de três anos, me pediu pra ver quantos "pingoslongos" havia na revista que ele estava folhando. Fiquei curiosa para saber o que seriam os "pingoslongos" e descobri que eram vários pernilongos. Se ele não me mostrasse o que era, até hoje eu estaria boiando...
Adrianes Parizotto Borges
Perguntei a uma menina de quatro anos, que por sinal falava muito o que ela queria ser quando crescesse.
_ Grande _ ela respondeu.
Nilva Tasca Pigosso
Minha filha, então com quatro anos, começou a fazer ginástica artística. Um dia ela chegou em casa dizendo que aprendera fazer salto "portal".
Sandra Tonin de Almeida
A prima da minha namorada estava passando o final de semana na colônia de seu avô e, ao se deparar com uma vaca branca com manchas pretas, chamou a atenção de todos dizendo:
_ Vô, porque tu pintou a vaca de preto?
Rodrigo Santiago Soares
Meu sobrinho Caetano foi ao médico e ele lhe perguntou:
_ Tu és tímido?
_ Sou do time do Ju _ ele respondeu.
Hamilton Nora