Completando 41 anos em cartaz, a peça Bailei na Curva segue como um dos maiores clássicos dos palcos gaúchos. E ganha sessão especial neste sábado, às 19h, no UCS Teatro. Sob a direção do caxiense Julio Conte, o espetáculo é uma realização do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre/ Serra, que busca estreitar os laços entre a psicanálise e a cultura.
"Bailei" estreou em 1983, em Porto Alegre, sendo premiada com o Açorianos e atraindo multidões nos anos seguintes. O roteiro acompanha o crescimento de sete crianças durante a ditadura militar, mesclando diversas fases do período com as etapas da vida de cada uma. Entram aí as transformações do final da infância, adolescência e juventude – e as consequências de um golpe militar na vida adulta desses personagens.
A peça também foi responsável por eternizar os versos de "Horizontes". Composta por Flávio Bicca Rocha para o espetáculo, a canção tornou-se um hino alternativo da Capital – principalmente a partir da gravação por Elaine Geissler, em 1984. Impossível não recordar de “64, 66, 68, um mau tempo, talvez/ anos 70, não deu pra ti/ e nos 80/ não vou me perder por aí”.
ELENCO E MUDANÇAS
A história é representativa do que, em 1983, finaleira da ditadura, sentiam os criadores da peça – Claudia Accurso, Flávio Bicca Rocha, Hermes Mancilha, Julio Conte, Lúcia Serpa, Marcia do Canto e Regina Goulart –, jovens que também cresceram em meio àquele conturbado período político.
Ao longo dos anos, o elenco foi mudando e, com ele, o roteiro – mesclando novas ideias, mas sem perder a essência. No elenco estão Ana Paula Schneider, Catharina Conte, Eduardo Mendonça, Guilherme Barcelos, Laura Leão, Leonardo Barison, Manoela Wunderlich e Saulo Aquino.
– Voltar para Caxias sempre me faz bem. Morei até os oito anos em Forqueta, depois nos mudamos para Porto Alegre. Caxias sempre será uma vertigem das descobertas e uma aventura emocional – afirmou o diretor Júlio Conte a colega Gabriela Alves em agosto.
Após a apresentação, o público é convidado a participar de um bate- papo com o diretor e a psicanalista Barbara de Souza Conte. Eles vão falar sobre os temas centrais abordados na peça e a importância da arte como forma de expressão.
AGENDE- SE
❚ O quê: peça Bailei na Curva, dirigida por Júlio Conte.
❚ Quando: neste sábado, às 19h.
❚ Onde: UCS Teatro.
❚ Quanto: ingressos à venda pelo site Sympla, a partir de R$ 70 (+ taxas).