Primeiro foi São Pelegrino, depois Rio Branco e Lourdes. O próximo será o Santa Catarina. Falamos da série “Morador Raiz”, que já recordou de locais, personagens e histórias típicas de cada bairro. Para antecipar essa abordagem, trazemos um breve resumo de um de seus principais símbolos, a igreja.
Leia mais
Você é um morador "raiz" de São Pelegrino?
Você é um "morador raiz" do bairro Rio Branco? Teste seus conhecimentos: você é um "morador raiz" do bairro de Lourdes?
Toda essa história teve início quando os primeiros imigrantes italianos decidiram homenagear Nossa Senhora das Dores como padroeira – um oratório foi construído próximo onde hoje situa-se a Casa de Pedra. Porém, com o surgimento dos moinhos que aproveitavam a água do Arroio Tega, as famílias optaram por reverenciar Santa Catarina de Alexandria, a padroeira dos estudantes e dos que trabalham com rodas e moinhos.
Em 1930
O novo templo começou a ser pensado em 1927. Graças ao envolvimento comunitário e às festas, as famílias foram aos poucos angariando fundos para a construção da igreja, inaugurada em 21 de julho de 1930. Mesmo assim, de 1939 a 1954, a comunidade não possuía autonomia – era atendida pelos freis capuchinhos. O decreto oficial de criação da paróquia, assinado pelo bispo Dom Benedito Zorzi, data de 25 de novembro de 1954. Foi quando assumiu também o primeiro pároco, padre Orestes Valetta.
Leia mais
Lanifício Gianella em imagens e lembranças
Lanifício Gianella: um século de história Cobertores que fizeram a fama do Lanício Gianella Randon 70 anos: uma mecânica surge em 1949
Álbum de fotos
Na imagens acima e abaixo, dois registros das festas que movimentavam o entorno da igreja – ainda de tijolos aparentes – , em meados dos anos 1930. À época, postes eram enfeitados com bandeirinhas, bandas de música típica no coreto animavam as tardes e piqueniques sob as árvores integravam as famílias – não só do bairro, mas de várias outras regiões da cidade.
Leia mais
Bairro Santa Catarina em 1958 Cantina Pão & Vinho: passado e futuro em sintonia
Arrabalde de Santa Catarina: o antigo casarão da família Andreazza
Um arrabalde visto das alturas nos anos 1970
Leia mais
Casa de Pedra: uma restauração em 1975
A inauguração da Casa de Pedra em 1975
A inauguração dos Pavilhões da Festa da Uva em 1975
MORADOR RAIZ
Você é um “morador raiz” do bairro Santa Catarina? Que locais, personagens, histórias e costumes não podem faltar numa lista sobre o bairro. Envie suas contribuições para o e-mail do alto da página. Elas serão publicadas no início de setembro.
Leia mais
A trajetória do imigrante Ludovico Cavinato Para recordar de dona Itália Gianella Baldisserotto
Morre, aos 91 anos, Elite Gianella Tonolli, filha de Matteo Gianella
O falecimento de Ermelinda Viero Gianella em 1968
Ranchos no Lanifício Gianella em 1941
Lanifício Gianella na Festa da Uva de 1965