As recentes pesquisas do historiador Éder Dall’Agnol dos Santos sobre a trajetória da família Neumann em Linha Imperial, interior de Nova Petrópolis, trazem detalhes da descendência do fotógrafo Hugo Neumann (1901-1993) e de sua esposa, Rosalina Borckert Neumann.
Compartilhamos hoje um pouco da história de dona Nelly Therezinha Neumann, 86 anos, uma das três filhas do casal. O motivo é mais do que especial: no próximo dia 31 de julho ela completa 60 anos de vocação religiosa.
Leia mais
Hugo Neumann e a neve de 1942 em Linha Imperial
Hugo Neumann: registros do passado entre quatro paredes
Irmã de Hedy, Ilse, Lauro, Bertilo e Ênio, dona Nelly nasceu em 19 de março de 1934. Aos 20 anos, em 1954, iniciou a sua formação religiosa no Colégio Nossa Senhora da Glória, em Porto Alegre. Já em 31 de julho de 1960, fez sua primeira profissão religiosa e, seis anos depois, em 4 de abril de 1966, a consagração perpétua.
Conforme Éder, a religiosa exerceu o magistério nas cidades de Gramado, São Pedro da Serra, Butiá, André da Rocha, Rio Grande, Dois Irmãos, Caxias do Sul, Picada Café e Novo Hamburgo.
DATAS
Em 1985, Irmã Nelly celebrou os 25 anos de vida religiosa na pequena localidade de Joaneta, interior de Picada Café. Já o cinquentenário, em 2010, ocorreu em Novo Hamburgo, cidade em que reside atualmente. Dona Nelly mora junto a outras religiosas em uma casa pertencente à Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, onde presta serviços à comunidade – por meio grupos de orações, assistência aos enfermos, catequese e distribuição de alimentos.
Informações desta coluna são uma colaboração do pesquisador e historiador Éder Dall’Agnol dos Santos.
Acervo redescoberto
O vasto acervo do fotógrafo Hugo Neumann, pai de Irmã Nelly, foi redescoberto pelo historiador Éder Dall’Agnol dos Santos há cerca de dois anos, motivando uma matéria especial publicada por este colunista em 17 de abril de 2019. A partir daí, diversas colunas Memória destacaram preciosas imagens feitas por Neumann entre os anos 1920 e 1960.
Leia mais
A trajetória do fotógrafo Hugo Neumann
São desse acervo algumas das fotos esta página, como o registro ao lado, da família completa, em meados dos anos 1940. Da esquerda para a direita estão os irmãos Nelly, Lauro, Bertilo, Hedy, Ilse e o pequeno Ênio, entre os pais Hugo e Rosalina.
Na foto acima, Nelly com sua madrinha Rosa Theobald, irmã do Padre Afonso Theobald, antigo pároco de Linha Imperial, na década de 1940.
Madre Bárbara Maix
Os amigos e parentes descrevem Irmã Nelly como uma pessoa calma, serena, desapegada aos bens materiais e de sabedoria imensa – ela costuma reproduzir, no auxílio aos necessitados, as mensagens de Madre Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A saber: está no Vaticano o processo que poderá proclamar santa Madre Bárbara Maix, apontada como a intercessora de um suposto milagre registrado no final de 2018 em Santa Lúcia do Piaí. Em Roma, o processo é analisado pela equipe de especialistas da Santa Sé. Em caso de confirmação, o Papa aprovará o milagre e confirmará a data da canonização.