Morreu na madrugada deste domingo (3), em Porto Alegre, dona Elite Gianella Tonolli, 91 anos, filha caçula do imigrante italiano Matteo Gianella e de Ermelinda Viero Gianella, pioneiros da indústria têxtil na Serra Gaúcha. Ela havia sofrido uma parada cardiorrespiratória e estava internada no Hospital Mãe de Deus, na capital. O velório ocorre na Capela E do Memorial São José, em Caxias do Sul. A cerimônia de cremação está prevista para ocorrer nesta segunda (4), às 10h, no Memorial Crematório.
Irmã mais nova de Remo e Doviglio Gianella e de dona Itália Gianella Baldisserotto, Elite Maria Gianella nasceu em 7 de setembro de 1928, época em que o Lanifício Gianella rapidamente consolidava-se como uma das empresas mais importantes do setor de fiação e tecelagem instaladas na Serra. Crescida no antigo Arrabalde de Santa Catarina, onde situavam-se a casa dos pais e os galpões da fábrica, ela acompanhou boa parte do desenvolvimento do bairro e da própria cidade, a partir dos anos 1940.
Dividindo a sociedade do Lanifício Gianella com o irmão Remo, Elite mesclou a continuidade do negócio fundado pelos pais ao cotidiano em família, ao lado dos filhos e do marido, Tarcísio Tonolli, com quem casou em 16 de outubro de 1948 — por décadas, Tarcísio também atuou como representante do lanifício em vários estados do Brasil.
Leia mais:
Imigração italiana: encontro da família Tonolli
O álbum de recordações da família Tonolli
O falecimento de Ermelinda Viero Gianella em 1969
As irmãs
Dona Elite morreu quatro meses depois da irmã mais velha, Itália Gianella Baldisserotto, falecida em 5 de julho último, aos 94 anos. As duas moravam juntas em Porto Alegre. Ela era viúva de Tarcísio Tonolli desde 2001 e deixa os filhos Ana Beatriz Tonolli Thomaz, Elizabeth Tonolli Panazzolo e José Carlos Tonolli, que lhe deram nove netos e três bisnetos.
Na imagem acima, as irmãs Itália e Elite posando no lendário atelier de Júlio Calegari em meados dos anos 1930. Abaixo, outros registros do álbum de família.
Leia mais:
Ranchos no Lanifício Gianella em 1941
Lanifício Gianella na Festa da Uva de 1965
Os 60 anos da Paróquia Santa Catarina