"A nossa família foi morar no Burgo eu tinha uns 14 anos. Nós saímos de São Ciro. No Burgo, o pai comprou uma casa grande, bonita. Nas paredes da sala e dos quartos tinha desenhos pintados. A mãe tinha uma horta grande, a gente plantava feijão, ervilha, milho, fava, moranguinho, amendoim, tomate [...] Era bom morar no Burgo".
O depoimento da moradora Nair Demore Storchi, colhido em outubro de 2003, é um dos tantos recortes humanos que enriquecem as páginas de Complexo Jardelino Ramos - Uma História de Luta e Esperança. A obra, que resgata a formação das comunidades Jardelino Ramos, São Vicente e Zona da Antena, região que por muitos anos foi chamada de Burgo, será lançada neste sábado (22) em Caxias do Sul.
Fruto de quase 20 anos de pesquisa da servidora pública Sônia Storchi Fries, trata-se do segundo volume do projeto Recortes da Cidade, do Arquivo Histórico Municipal. Além dos relatos de moradores, o livro é recheado de documentos oficiais, páginas de jornais e fotografias antigas — um verdadeiro mosaico de histórias.
— A memória de um bairro é a memória não só dos acontecimentos, mas do dia a dia, dos afetos que as pessoas guardam em relação ao espaço em que vivem. A memória é a sensação de pertencimento, e esse livro contribui para reafirmar a identidade cultural dessas comunidades — avalia a autora.
Não bastasse o esforço de resgatar as memórias de um importante capítulo da formação do núcleo urbano de Caxias, outro mérito do trabalho é colocar em primeiro plano o olhar periférico. Afinal, os bairros Jardelino Ramos e São Vicente surgem como ocupações irregulares, como vila de operários que, mesmo tendo contribuído no desenvolvimento da região, nem sempre são lembrados pela historiografia oficial.
— São comunidades que têm sua identidade própria, com formação operária, comerciantes, trabalhadores autônomos. É o resgate de uma face da história que muitas vezes acaba ficando em segundo plano, que é a história das periferias — resume Mário Tomazoni, gerente do Arquivo Histórico.
Seja como mosaico de memórias ou documento para as futuras gerações, a obra será distribuída aos moradores da comunidade no lançamento, marcado para o Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos. O livro também poderá ser consultado na sede do Arquivo Histórico.
PROGRAME-SE
:: O quê: lançamento do livro Complexo Jardelino Ramos - Uma História de Luta e Esperança.
:: Quando: neste sábado (22), às 14h.
:: Onde: Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos (Rua Assis Brasil, 363).
:: Quanto: o livro será distribuído à comunidade.