Uma das maiores organizações industriais e comerciais de Caxias. Assim era definida a Favaro & Cia no Álbum Comemorativo do 75º Aniversário da Colonização Italiana no Rio Grande do Sul, lançado em 1950 pela editora da Revista do Globo, de Porto Alegre.
Destaque entre as edificações do bairro Lourdes com influência tardia do art déco, a Favaro & Cia localizava-se na esquina das ruas Sinimbu e Treze de Maio, onde hoje funciona uma loja de tintas – já em uma estrutura totalmente descaracterizada da original.
O texto da época, recheado de superlativos, fazia menção à modernidade do prédio e aos serviços oferecidos, conforme reproduzido abaixo:
"Fundada no ano de 1940, a mencionada firma instalou uma bem montada oficina mecânica no amplo prédio próprio que se ergue majestosamente à Rua Treze de Maio, números 865 a 907, na cidade de Caxias do Sul. A moderníssima oficina da firma Favaro & Cia dispõe de todo o maquinário indispensável à fabricação de sua linha de produtos, que são os seguintes: máquinas para barris, marteletes pneumáticos, máquinas de ourivesaria para fabricação de correntes, máquinas para lavar garrafas, além de muitas outras. Com esses produtos, a firma vem prestando serviços de monta na região, que, como se sabe, é a maior produtora de vinhos no Brasil, além de muitos outros tipos de bebidas".
Leia mais:
Adega Nossa Senhora de Lourdes e miniaturas que resgatam a história de antigas vinícolas
Lembranças da Vinícola Mosele
Vinhos Raposa: um clássico da Mosele
Demolição da Vinícola Mosele em 1981
Cooperativa Vinícola Caxiense em 1960
Fábrica de Pregos Espedito em 1957
Cooperativa Vinícola São Victor nos anos 1950
Estrutura e serviços
Conforme o texto de 1950, a empresa dividia sua atuação entre a indústria e o comércio.
"A firma é a concessionária exclusiva, no município de Caxias do Sul, dos caminhões e ônibus International, bem assim como das afamadas máquinas e implementos agrícolas que ostentam a conhecida marca 'International Harvester'. Entre esses, incluem-se máquinas para agricultura de diversos tipos, tratores de roda, tratores esteiras, motoniveladoras, motores Diesel, peças e acessórios".
Em 1950, segundo a publicação, a Fávaro & Cia era dirigida pelos sócios Claudio Fávaro, Fioravante Leonardi, Dirceu Wisintainer, Carlito Arioli e Ramiro Pigozzi.
Leia mais:
Brasdiesel: um marco de Caxias e do Brasil
Auto Mecânica em 1948
Marcopolo 65 anos, uma história sobre rodas
Randon 70 anos: uma mecânica surge em 1949
Posto e usina
A empresa possuía o posto de serviços e abastecimento Atlantic, oferecendo ainda uma oficina de consertos dotada de solda elétrica e a oxigênio. Dispunha também de uma usina geradora própria.
Leia mais:
A história do bairro e da paróquia de Lourdes em um calendário
Apostolado da Oração da Paróquia de Lourdes em 1948
Primórdios da Igreja de Lourdes
Lourdes, zona Caipora e Bairro Guarani
Cripta do Santo Sepulcro na década de 1930
Zambelli & Locatelli: os detalhes do interior da Igreja do Santo Sepulcro
Memórias da Júlio: as histórias que rondam o velho casarão ao lado do Santo Sepulcro
A história do prédio do Arquivo Histórico Municipal
Casa Gaúcha, um clássico do Centro
Inauguração do Varejo do Eberle em 1949
O incêndio da Ferragem Caxiense em 1952