Hugo Th. Neumann. Photographo Nova Petropolis. Um carimbo no verso de uma fotografia de família amarelada pelo tempo atiçou a curiosidade do historiador Éder Dall’Agnol dos Santos, 29 anos. Era o registro do casamento dos tios de sua avó, Dorvalina Muraro Dall’Agnol, 89. O casal em questão, João Natal Mazzurana e Antonia Muraro, unira-se em matrimônio em 1927, no distrito de Santa Lúcia do Piaí. O registro oficial, no entanto, não foi feito no dia da cerimônia. Como não havia fotógrafo, o casamento acabou eternizado alguns meses depois, com Antonia já grávida
Corta para 2018. Morador do bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul, Éder dispunha apenas da velha fotografia e das informações ao lado. E começou a desenrolar o fio dessa história indo diretamente à fonte, ou melhor, ao cenário e ao contexto de 90 anos atrás.
Por intermédio de um sobrinho-neto do autor da foto, Hugo Theodoro Neumann, o historiador rumou a Nova Petrópolis, onde, em agosto de 2018, localizou o senhor Darcy Hennemann. Atual mantenedor do acervo de Hugo Neumann, Hennemann atuou por mais de 35 anos como fotógrafo no município. Hoje trabalhando na produção de quadros e molduras, o colega de profissão recebeu de uma das filhas de Neumann, ainda em 1998, o labor de toda uma vida – incluindo aí centenas de negativos de vidro e flexíveis.
A partir daí, Éder deu início a um minucioso processo de limpeza e digitalização das imagens, especialmente dos negativos de vidro, guardados intactos no atelier de Hennemann por duas décadas. Um trabalho que, agora, desdobra-se em uma tarefa ainda mais fascinante: a identificação das centenas de "personagens" das fotos.
– Infelizmente, a parte mais rica do acervo, os registros da década de 1920, acabou se perdendo – lamenta o pesquisador.
O que restou, no entanto, é uma aula de fotografia, conforme você confere aqui.
Identificação das imagens
O historiador Éder Dall'Agnol dos Santos também vem pesquisando a trajetória das famílias que ajudaram a colonizar o distrito de Santa Lúcia do Piaí. O trabalho, segundo ele, deverá ser transformado em livro.
Santa Lúcia do Piaí pelas lentes de Fiorentino Cavalli
Santa Lúcia do Piaí: um fotógrafo e um distrito eternizado
Os 60 anos de uma capela-escola em Santa Lúcia do Piaí
Moradores do distrito que tenham interesse em colaborar com fotos e dados sobre suas famílias podem entrar em contato pelo e-mail ederdallagnol89@gmail.com ou fone/whats (54) 98449.9186. O mesmo vale para as imagens de Hugo Theodoro Neumann.