Os descendentes de Ida Muraro e João Gavazzoni iniciaram os encontros da família em 2004, destacando apenas o nome Gavazzoni. Porém, a partir da quarta edição, em 2007, os Muraro “ingressaram” oficialmente na denominação oficial. Surgia aí o "Gavamura", evento anual que celebra as origens das duas famílias, estabelecidas na região de Flores da Cunha em finais do século 19. E a próxima edição, a 16ª, já está agendada: será nos dias 19 e 20 de janeiro de 2019, reunindo parentes espalhados pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Amazonas.
Conforme informações disponibilizadas pela organização do encontro, a trajetória dos Gavizzoni no Brasil teve início com a chegada dos casais de imigrantes italianos Francesco Gavazzoni e Margherita Peggiori; e Giuzeppe Pietro Gavazzoni e Carolina Adele Roveda. Oriundos de Sustinente, em Mantova, eles fixaram-se na antiga Vila de Nova Trento, onde Giuzeppe e Carolina tiveram oito filhos. Entre eles, João Gavazzoni, que casou com Ida Muraro em 16 de agosto de 1924.
Logo após a união, João e Ida (o segundo casal, na foto acima) migraram para a localidade de Jaborá, atual município de Joaçaba, em Santa Catarina. Pioneiros na cidade, eles tiveram nove filhos, indo estabelecer-se posteriormente em Araruna, no Paraná.
Leia mais:
Ponte Heitor Curra em Mato Perso em 1935
Encontro da família Fontana em Flores da Cunha
"Shazan e Xerife" agitam a Fenavindima em 1973
Família Fiorese celebra as origens em Flores da Cunha
Eberle e o galo de Flores da Cunha em 1972
Clovis Boff, o senhor dos galos de Flores da Cunha
Encontro da família Bolzan em Flores da Cunha
Os Muraro
Parte da saga dos Muraro em Flores da Cunha remete à vinda, em 1881, do italiano Gaethano Francesco Muraro, viúvo de Lucia Fuzinatto, ambos naturais da comuna de Arsie, na província de Belluno. Dos quatro filhos do casal, três também migraram para o Brasil, entre eles Giovani Battista Muraro, que posteriormente uniu-se a também imigrante italiana Lucia Strapazzon. Dessas núpcias, nasceram 13 descendentes.
Um deles, Giovanni Baptista Muraro, casou-se com Égide Biazus, com quem teve 12 filhos, todos na foto acima. Outro ramo dos filhos de Giovanni Muraro e Lucia Strapazzon foi o de Jacó Muraro, que contraiu matrimônio com Cecilia Biazus — na foto abaixo, o casal com os 13 filhos, em meados dos anos 1950.
Contatos
Mais informações sobre o encontro pelo fone (54) 99974.9192, com Janete Muraro.
Participe da coluna
Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes? Envie as imagens em alta resolução, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.