Véspera do Dia Nacional das Comunicações, 5 de maio, é dia de recordar de personagens e histórias que acompanharam o dia a dia dos leitores, ouvintes e telespectadores da Serra Gaúcha nos últimos 50 anos. Boa parte delas será recordada neste sábado pela manhã, durante a posse da nova gestão da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) Serra Gaúcha, na CIC Caxias. É quando ocorre também a palestra A Comunicação em Caxias do Sul nos últimos 50 anos, proferida pelo jornalista Paulo Cancian, um dos organizadores do encontro.
Ao mesmo tempo em que completa 50 anos de jornalismo – ele iniciou na área em dezembro de 1968 –, Cancian recordará de momentos emblemáticos da trajetória de vários veículos. Entre eles o surgimento e os primeiros programas da TV Caxias - Canal 8, inaugurada em fevereiro de 1969, durante a Festa da Uva. Foi naquele ano que a jovem Clara Maria Nesi despontou como a primeira mulher a aparecer na bancada da retransmissora local da TV Gaúcha – a denominação RBS TV passou a ser usada somente a partir de 1979.
Maurício Sirotsky em Caxias em 1969
Os 45 anos da TV Caxias - Canal 8
La Vindima: um galeto que marcou época
Acompanhada dos comunicadores Nestor Gollo e Nestor Rizzo, Clara apresentava o Hoje na Notícia, programa que ocupava o horário das 12h às 12h40min, com atualidades locais, nacionais e internacionais, esportes, cultura e notas de eventos sociais. Era o embrião do formato que se consolidaria nas décadas de 1970 e 1980, com a participação de vários outros rostos e vozes marcantes da telinha do Canal 8. Entram aí Luis Carlos de Lucena, Carmen Thomasi, Iara Soares, Sérgio Chaves, Margot Sauer, Paulo Rodrigues, entre dezenas de outros.
Redator de notícias da Edição Regional do seu Jornal Nacional – programete de cinco minutos apresentado pelo publicitário Osvaldo Ferreira –, Paulo Cancian recorda de outra atração daqueles primórdios. Era o Telemanchetes Eberle, patrocinado pela metalúrgica e comandado pelo radialista Charles Flores. Durava uns cinco minutos e ia ar por volta de 22h, entre as atrações da programação da Globo.
– Na estreia, esqueceram das cadeiras no estúdio, e foram improvisadas latas para o apresentador sentar – diverte-se Cancian, sobre aqueles saudosos tempos de experimentação e aprendizado.
Leia mais:
TV Caxias e Rádio Caxias nos tempos de Nestor Rizzo
TV Caxias - Canal 8 em 1973
Estúdios da TV Caxias - Canal 8 em 1975
Alonso Cabeleireiros e um programa de entrevistas na TV Caxias Canal 8
A Kombi Daktari da TV Caxias Canal 8
O encontro
Além de boa parte dos citados acima, o encontro deste sábado deve reunir diversas gerações de profissionais da área da comunicação em Caxias e região. Entre eles, Décio Bombassaro, Maria Lucia Bettega, Fábio Pinto, Carlos Quadros, Euzébio Borghetti, Milton Rossarola, Vasco Rech, Mansueto de Castro Serafini Filho, Edson Correa, Jorge Fantinel, Gildo Flores, Juçara Tonet Dini, Tales Armiliato, Lissandro Stallivieri, Janete Kriger, Basílio Scalco, Paulo Gargioni, entre dezenas de outros – que o espaço restrito não permite citar.
Leia mais:
Mansueto de Castro Serafini Filho e o Caxias Magazine
Paulo Gargioni: 50 anos de colunismo social
Christiano Carpes Antunes e os primórdios da coluna social do Pioneiro
Outras Palavras: João Pulita entrevista Paulo Gargioni em 1989
Estreia em 1969
Um das princesas da Festa da Uva de 1965, Clara Maria Nesi Venzon estreou na bancada da TV Caxias em 1969. Foi quando as soberanas da edição seguinte da festa – Elisabeth Menetrier, Ana Cristina Rodrigues, Elizabeth Corsetti, Jocélia Pizzamiglio e Lisana Schumacher –participaram da inauguração do Canal 8.
Na foto acima, Clara (terceira a partir da direita) aparece junto a rainha de 1965, Silvia Celli, e as princesas Martha Campos de Carli (E), Maria Paula Pezzi Portela e Ana Maria Botelho (à direita). Elas visitam o estande do Frigorífico Rizzo no antigo pavilhão da Festa da Uva, na Rua Alfredo Chaves, acompanhadas pelos empresários Otoni Minghelli (presidente da festa daquele ano) e Nestor Rizzo, nome intrinsecamente ligado à história da Rádio Caxias e da TV Caxias - Canal 8.
Clarinha, como é mais conhecida entre os amigos, é uma das profissionais confirmadas no encontro deste sábado. Memórias e histórias não vão faltar...
Posse
A ARI Serra Gaúcha terá como nova presidente a jornalista Andreia Fontana, editora-chefe do jornal Pioneiro, e como vice, Ricardo Dini, diretor-executivo da Dinâmica Comunicação. Eles assumem a seccional no período 2018-2020 com um grupo de diretorias específicas e um conselho.