O empresário Marcus Gravina possui influência no desenvolvimento turístico de Torres.
Além de ser um veranista da Praia da Cal, seu comprometimento esteve associado às melhorias do transporte, da comunicação e na efetiva participação para conclusão da Estrada Rota do Sol.
A Praia da Cal representa, para Gravina, um local de muitas alegrias. Ali, conviveu com o sogro Flávio Salomoni e viu seus filhos crescerem e se divertirem na décadas de 1970 e 1980.
Admirador das belezas de Torres e preocupado com as questões ambientais, sempre alertou as autoridades para a defesa e a regulamentação do acesso ao Parque da Guarita.
Em 1977, integrou um conselho de caxienses reivindicando perante a administração municipal melhorias na Praia da Cal.
Entre as lembranças fotográficas de Marcus Gravina, destaca-se um registro memorável com o filho Mauricio, na Praia da Cal, em 1981.
Gravina apresentou dados técnicos da Serra do Pinto
Marcus Gravina defendeu uma estrutura rodoviária sustentável e equilibrada com o meio ambiente.
Na sua explanação (foto), prefeitos de Terra de Areia, São Francisco de Paula e Caxias do Sul, bem como de técnicos do Daer e da empreiteira Toniolo, Busnello ouviram referências concretas da realidade. Na época, o trecho asfaltado chegava até Lajeado Grande.
Hoje, 10 anos após a conclusão da estrada, os argumentos de Gravina ainda demonstram coerência. A Rota do Sol é uma das responsáveis na Serra por oferecer belos cenários para os viajantes e fortalecer o turismo litorâneo do Brasil.
Desenvolvimento turístico com harmonia
A competência em Direito permitiu Marcus Gravina apoiar a conclusão da Estrada Rota do Sol com argumentos sólidos e coerentes, sob aspectos jurídicos. No dia 6 de fevereiro de 1992, Gravina integrou a comitiva da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, que visitou o trecho embargado na Serra do Pinto, Aratinga, no município de São Francisco de Paula.
Na imagem acima, vê-se Gravina (E) e o então prefeito Mansueto Serafini Filho (C) apreciando o local de indescritível beleza natural.
O propósito da comitiva da CIC foi de sinalizar soluções para desenvolver o turismo com equilíbrio em meio à natureza da região.