A festa de inauguração do monumento a Anna Rech foi marcada para o dia 11 de dezembro de 1977, ano que marcou o centenário da chegada da fundadora na localidade, quando tomou posse do Lote nº 104 da 8ª Légua de Caxias do Sul, em abril de 1877.
Um aspecto interessante da data, porém, foi a entrega de uma artística pintura de Anna Rech, oferecida pela UCS e pintada pela professora Waldira Dankwardt, a pedido do Vereador Professor Mário Gardelin (foto). O quadro representa a vivacidade e importância de uma mulher que superou as dificuldades da época para se tornar a fundadora da localidade.
Naquele dia, as solenidades tiveram início no cemitério local, onde os restos mortais da Anna foram colocados em uma urna confeccionada para a ocasião. Sobre ela, as bandeiras do Brasil e da Itália.
Ao som de músicas selecionadas para o ato, iniciou-se a movimentação do cemitério para a Igreja Matriz, momento de muita emoção para a família. A urna foi carregada pelos netos João Rech, Antonio Rech, Ana Rech Zanetti e Joana Rech Molin, e depositada à entrada da torre, do lado direito da Igreja.
Após, foi celebrada a Missa do Imigrante, oficiada pelos Padres Gervásio Mazurana e José Lorencini e pelo padre e diretor do Colégio Murialdo, Alcides Rech. O altar estava ladeado pelos netos e descendentes da italiana.
Ao meio dia, no Salão Paroquial, um almoço foi oferecido às autoridades e convidados.
Presença de personalidades
Após a missa, em torno das 11h, deu-se início a solene inauguração do monumento e de uma placa comemorativa, ao som de foguetes, aplausos e do toque dos sinos da igreja. Estavam presentes o prefeito Mansueto de Castro, o secretário do turismo Mário Bernardino Ramos e o vice-prefeito Pedro Olavo Hoffmann, além do Pe. Gervásio Mazurana, dos vereadores, Mário Gardelin, Marcial Pizoni e Valter Antonio Susin, do reitor da UCS, Abrelino Vicente Vazatta e do escultor da estátua, Bruno Segalla. Por fim, a ocasião contou com a presença da conhecida cantora Fafá de Belém (abaixo), que prestigiou a ocasião ao lado da comunidade, dos netos e dos descendentes de Anna Rech.
Na ocasião, o discurso ficou por conta de José Lorencini, Mansueto de Castro Serafini Filho e Mário Bernardino Ramos, representando o governador Sinval Guazzeli.
Fonte
As informações desta coluna foram uma contribuição do leitor Valter Susin.