Em função do quadro completo de candidatas às Soberanas da Festa da Uva que teve seus contornos definidos na última semana, o Memória recorda da escolha das meninas realizada no início da década de 1980. Naquele ano, a coroa de rainha da Festa ficou com a candidata Marília Conte. Um fato curioso é que, diferente de atualmente, Marília teve na época a companhia de quatro princesas, o dobro de hoje. Eram elas: Magda Martini, representante do Recreio Cruzeiro, Silvana Magnabosco Moreira, do Clube Juvenil, Maria Isabel Eberle, também do Juvenil e Nora Torelly, representando o Café Soçaite.
A escolha ocorreu no dia 9 de agosto de 1980, durante um luxuoso baile de gala no Recreio da Juventude, entidade representante de Marilia. No júri, estavam importantes nomes como Danuza Leão, o colunista e apresentador Roberto Gigante e o ator José Lewgoy.
Após o fim dos desfiles individuais e coletivos e da apresentação do cantor convidado Luis Ayrão, o presidente da comissão julgadora, Luiz Carlos Miéle, anunciou o inesperado: a rainha seria acompanhada por quatro princesas, ao invés de duas. Na época, a justificativa de Flávio Salomoni, presidente da Festa da Uva, foi a necessidade de tornar um resultado justo, em função do alto nível das candidatas daquele ano.
A ideia não se firmou, e os outros anos voltaram à formação original de um rainha e duas princesas. Porém, a qualidade do evento e a inteligência, força e beleza das candidatas só aumentaram, bem como o amor e respeito da comunidade pela festa.
Para 2019
Neste ano, o prazo para inscrições das candidatas encerrou na última quarta. Com o tema Viva una bela giornada, a ideia da festa é resgatar a identidade de região, além de alcançar novos públicos. Dessa vez, a soma das inscrições resultaram em 18 candidatas: Aline Mezzomo, Camile de Oliveira Calza, Caroline Piccoli, Cassandra Rodrigues, Evelyn Gabriela dos Passos, Gabriela Piola, Jéssica Carolina Feiten, Kateuccy Debastiani, Larissa Bosquetti, Luisa de Moraes Paim, Marina Heinen, Maiara Perottoni, Martina Bozza, Milena Caregnato, Priscila Duarte da Silva, Rosane Deinani, Talita da Costa e Viviane Gaelzer.