A Força Expedicionária Brasileira enviou 25.334 mil pracinhas para a Segunda Guerra Mundial. Dentre eles, 121 soldados e 12 civis voluntários da cidade Caxias do Sul e da região nordeste do Rio Grande do Sul. Na Itália, eles lutaram durante sete meses e dezenove dias entre os anos de 1944 e 1945 junto às Forças Aliadas, incorporando-se ao 5º Exército dos Estados Unidos.
Para valorizar essa participação, entidades associativas dos veteranos foram criadas em várias cidades do país. A unidade de Caxias do Sul foi impulsionada por meio da instalação de um museu e centro cívico, o Museu dos Ex-Combatentes da FEB na Segunda Guerra Mundial, inaugurado em 2 de setembro de 1976, com o apoio da prefeitura.
Leia mais
Metalúrgica Gazola homenageia pracinhas em 1950
Segunda Guerra Mundial: doação para enriquecer a história
Memórias cruzadas da Segunda Guerra Mundial
Fotografias, documentos, objetos de uso pessoal, armas, uniformes e equipamentos doados pelo ex-combatentes formam o amplo acervo exposto no primeiro pavimento. A contextualização histórica - em âmbito internacional, nacional e regional – é realizada por meio de fotografias, textos e trechos de depoimentos pessoais, além de documentários. No subsolo, há um espaço de convivência denominado "Casamata do Pracinha". No local, os ex-combatentes encontram-se todo o mês, reunindo também amigos e familiares.
Para celebrar os 40 anos do espaço, o Museu da FEB irá receber nesta quinta-feira o Prêmio Caxias do Sul, em uma homenagem na Câmara Municipal. Na oportunidade, ocorre a abertura da exposição Nossos pracinhas em combate na 2ª Guerra Mundial, com curadoria de Kátia Campagnolo. A mostra poderá ser conferida até o dia 15 de dezembro de 2016, no Espaço Cultural Mário Crosa.
Visite
:: O que: Museu dos Ex-Combatentes da FEB na 2ª Guerra Mundial
:: Endereço: Rua Visconde de Pelotas, 249, Centro
:: Visitação: terça-feira a sábado, das 9h às 17h (horário alternativo mediante agendamento)
:: Contato: (54) 3901.1422