Natural de Caxias do Sul, Italino Pedron irá completar 100 anos de idade no dia 3 de janeiro. Para celebrar a data, uma festa irá ocorrer neste sábado (26), no salão da Igreja de São Romédio. O quarto dos nove filhos do casal Angélico Pedron e Maria Giordano, seu Italino residiu até os sete anos na Rua Visconde de Pelotas, em frente ao edifício Parque do Sol.
Em meados da década de 1920, quando seus avôs Giovanni e Maria Pedroni Pedron decidiram trocar de residência com os pais de Italino, a família passou a morar na colônia de São Romédio. Desde então, seus vínculos com aquela localidade só se fortaleceram. Seus pais eram muito religiosos e participavam ativamente da vida em comunidade. Partes das terras onde estão o cemitério e a igreja foram doadas pela familía.
Na juventude, além de trabalhar na colônia ajudando os pais e irmãos na agricultura, Italino colaborou com a construção da igreja de alvenaria de São Romédio. Aos 15 anos, foi servente de pedreiro na edificação de alguns pavilhões da Vinícola Luiz Antunes. Após o término, ele acabou trabalhando na cantina juntamente com alguns de seus irmãos.
Anos depois, ele começou a carreira de construtor civil e também atuou na Cooperativa Vinícola São Pedro, em Flores da Cunha. Ao deixar a vinícola, Italino trabalhou com obras em outros bairros e cidades, como em Vacaria, onde construiu o Frigorífico Friva. Ele também foi comerciante: na década de 1940, possuía uma loja de materiais de construção em sociedade com o primo Horácio Pedron.
Em 1975, Italino voltou a morar em São Romédio, onde fez sua casa e passou a morar com sua família, a esposa Genny Terra de Lima (in memoriam), com quem casou-se em 1956, em Galópolis, e os filhos Luis, José Amaro, André, Eduardo, Flávio e Janice. Apesar da idade, seu Italino é um membro ativo na vida em sociedade. Com seu jeito humilde e observador, está sempre atento às mudanças de São Romédio – que, por sinal, também está em festa: em 2016, comemora-se os 140 anos da chegada dos primeiros imigrantes ao local. A comunidade foi a primeira a ser construída dentro da área da antiga sede municipal e localiza-se no bairro Panazzolo.
Leia mais
Rumo aos 140 anos de São Romédio
São Romédio, talian e as origens de Caxias do Sul.
Nos 140 anos de São Romédio, moradores da primeira comunidade de Caxias compartilham memórias
Lembranças de São Romédio da Quinta Légua
Memória
O centenário de Italino Pedron
Festa para celebrar o aniversário irá ocorrer neste sábado, em São Romédio
Bruna Marini especial
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project