Em tempos em que se discute a futura ocupação da Maesa, retomamos um dos episódios mais marcantes da história do complexo do bairro Exposição. Trata-se da confecção das portas de bronze da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Pará, na década de 1950.
Entrave burocrático e falta de recursos emperram a ocupação da Maesa
As obras tiveram início com a estrutura central, produzida entre 1951 e 1953 _ mesma época da fundição do Monumento Nacional ao Imigrante, inaugurado em 1954. O trabalho em bronze fundido agradou tanto que, quatro anos depois, em 1957, a direção do templo encomendou as duas portas laterais. Finalizadas em 1959, elas ficaram expostas durante um mês no prédio da Maesa, antes de serem levadas para o norte do país.
Nesse intervalo, as obras viraram uma espécie de atração, motivando dezenas de fotos dos funcionários do setor de gravação, diretores da empresa e colaboradores que trabalharam em sua confecção. Entre eles, Hugo Seidl, Oscar Martini, Alvis Fiedler, Paulo Marzotto, Adair Sachett, Antônio Vaz, Aldo Marzotto, Rui Raabe, Pedro Longhi, Sadi Zampieri, Francisco Chiarello, Orevil Bellini, José Schwertner, Bruno Segalla e Lidio Panerai.
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Seis décadas depois
Décadas depois, todo esse rico trabalho foi conferido de perto pelos leitores Raul e Mirlene Rossi, de Caxias do Sul. Há dois anos, o casal visitou a capital paraense e registrou diversas imagens das portas fundidas por aqui há 60 anos, inclusive a inscrição alusiva à metalúrgica caxiense e a data dos trabalhos: Fundição Eberle Maesa - Caxias do Sul, Brasil, MCMLVII-MCMLIX (1957-1959).
Na imagem abaixo, uma das portas recém-colocadas na entrada da Basílica, em 27 de março de 1960. Na imagem vemos os operários do Eberle juntamente com o chefe de seção Oscar Sirena e o coordenador dos trabalhos de fundição Tito Bettini.
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Detalhes
O livreto turístico disponibilizado pelo casal Raul e Mirlene Rossi traz os detalhes de cada porta:
:: A mais alta (central) possui 5 metros de altura por 2,5m de largura e 25cm de espessura. Pesa 5,6 toneladas. Na parte superior estão o emblema da Basílica - Salve Regina Mater Misericordiae - e as armas do padres barnabitas, beneméritos da ideia e responsáveis pela execução do monumento. A porta principal apresenta Maria como Rainha de Todos os Santos, Rainha das Virgens, Rainha dos Apóstolos, Rainha dos Anjos, Rainha dos Profetas e Rainha da Paz.
:: A porta da direita proclama Nossa Senhora como Estrela da Manhã, Consoladora dos Aflitos, Refúgio dos Pecadores e Virgem Poderosa.
:: A porta da esquerda contém os painéis de Nossa Senhora do Carmo e São Simão Stock, de Nossa Senhora do Rosário com São Domingos e Santa Catarina, de Nossa Senhora como Rosa Mística, de Nossa Senhora de Lourdes com Bernadette e de Nossa Senhora de Fátima com os três pastores.
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Em família
O leitor Raul Rossi, que disponibilizou as imagens desta matéria, é um dos cinco filhos de Avelino Rossi, antigo chefe da seção de cortação de aço para forja da Metalúrgica Abramo Eberle. Em maio de 1957, seu Avelino comemorou o jubileu de prata na empresa, recebendo clássico relógio de ouro e um distintivo pelos 25 anos de colaboração.
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