A história do ensino nas escolas de Caxias do Sul recebeu atenção especial da Igreja Católica. A congregação dos Lassalistas, Missionárias Scalabrinianas, Murialdinos, Irmãs de São João Batista, Sacré-Couer de Marie e Sagrado Coração de Maria dedicaram imenso e permanente esforço na construção de uma sociedade fortalecida pelos princípios e valores da boa educação.
Confira outras publicações da Coluna Memória
O Colégio São José instalou-se na cidade em fevereiro de 1901. Desde então, a instituição dirigida pelas irmãs de São José, originárias da França, desenvolveram projetos pedagógicos conceituais, considerando sempre ações voltadas ao desenvolvimento e evolução humanística como norteadores da autêntica cidadania.
Em 1951, a escola festejou seu cinquentenário marcado com o dever cumprido. As instalações do prédio localizado na rua Sinimbu, centro de Caxias do Sul, ofereciam condições favoráveis para professores e alunos estudarem e colocarem em prática as exigências disciplinares.
Memória: os 115 anos do Colégio São José
Estrutura Interna Modelar
Naquela época, o colégio mantinha um atendimento de alunos em regime de internato. Para satisfazer as necessidades nos moldes de um segundo lar, havia diversos serviços de primeiros socorros, dormitórios e alimentação. No conjunto de imagens, percebe-se o consultório odontológico e a sala de equipamentos de Educação Física. O trabalho realizado no passado assegura o alto conceito do Colégio São José no momento atual. Neste ano, foram festejados 115 anos de existência.
Laços comunitários no auditório
As relações do Colégio São José não estão limitadas somente com seu atendimento interno. A instituição mantém vínculos com a comunidade caxiense. No majestoso auditório, foram realizadas inúmeras formaturas de alunos da Universidade de Caxias do Sul, bem como atividades diversas com vários segmentos culturais. Neste último final de semana, o auditório do São José acolheu o primeiro encontro de senegaleses no Rio Grande do Sul. Também vieram imigrantes de São Paulo e Rio de Janeiro.