Seu Wilson Lucchese foi uma personalidade muito importante para o desenvolvimento de Caxias do Sul. Conhecido como "o homem do aeroporto", por ter se empenhado na reativação do aeroporto Hugo Cantergiani e também na instalação da linha entre Caxias e São Paulo, em 1988, o técnico em contabilidade formado pelo Colégio do Carmo em 1951 também tinha fortes ligações com o esporte.
Confira outras publicações da Coluna Memória
No auge dos seus 23 anos, Wilson participou das Olimpíadas Caxienses de 1952 defendendo a equipe do Aymoré. Com um salto de 1m70cm de altura, garantiu o primeiro lugar na modalidade. O esforço do atleta, que também disputou a categoria futebol não filiado, certamente contribuiu para a vitória do clube no certame. A trajetória do esportista também contou com passagens no tênis de mesa e no futebol, jogando em times como o do Colégio do Carmo e o Grêmio Esportivo Gianella. Sua paixão, porém, era o tênis. Ele costumava treinar nas quadras do Clube Juvenil e do Recreio da Juventude, onde até hoje o filho Alexandre segue os passos do pai no esporte.
A competição
Os jogos que movimentaram o antigo 3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos 40mm (atual quartel) em 15, 16 e 17 de agosto de 1952 foram promovidos pelo Departamento de Esportes da Rádio Caxias, sob o comando de Nestor Gollo.
Trajetória
Seu Wilson atuou por 37 anos na Metalúrgica Eberle, aposentando-se em 1981. Entre 1983 e 1988, no mandato do prefeito Victório Trez, foi secretário dos Serviços Urbanos. Falecido em outubro de 2015, aos 86 anos, deixou a esposa Zenia Bellini, os filhos Taisa, Alexandre e Jean Carlo, além da nora, Daniela, e do neto, Pedro Henrique.