Descendentes de Giuseppe Maria Araldi e Teresa Martinelli se encontram neste sábado, dia 21, para relembrar a trajetória do pioneiro casal de imigrantes italianos. O 1º Encontro da Família Araldi ocorre em Flores da Cunha, a partir das 8h.
Segundo informações da família, Giuseppe saiu da província de Mantova, na Itália, em 1877. Porém, não há informações se ele conheceu Teresa, que era natural de Cremona, no navio ou já na Serra gaúcha – o imigrante se firmou no Travessão Felisberto da Silva, na 10ª Légua da então Colônia Caxias, hoje Flores da Cunha.
Encontro da Família Bolzan em Silveira Martins
Após o casamento com Teresa, ele investiu em um pequeno comércio, chegando a fazer fretes de produtos até Joaçaba (SC), conforme relato do bisneto Itacir Araldi.
Giuseppe e Teresa tiveram 14 filhos: Frederico, Ernesto, Dosolina, Adele, Maria, Margherita, Aristides, Santa Orsola, José, Ângelo, Antônio, Angela, Ermelinda e Maria Dosolina. Giuseppe faleceu em maio de 1919 e Teresa nove anos depois, em 1928.
Encontro da Família Carbonera em Vila Flores
Outros descendentes
Giuseppe veio da Itália acompanhado de seus irmãos Isidoro e Barbara. Isidoro casou-se com Quintila Pinardi. Da união nasceram três filhas: Ida, Adalgisa e Santina. Não se sabe ao certo o nome do esposo de Barbara, apenas que o casamento ocorreu em novembro de 1879. Eles tiveram uma filha chamada Rosa Giacinta.
Encontro dos descendentes de Victório e Clementina Webber
Atrações
Entre as atividades do encontro estão uma missa, às 10h30min, almoço festivo, às 13h, e apresentação do livro Minhas memórias... minha história – de José Araldi, escrito por Claudio Araldi. A festa encerra-se às 21h com um jantar dançante.
Informações sobre ingressos podem ser obtidas pelo site www.famíliaaraldi.com.br ou pelo telefone (54) 9681.8165, com Itacir.