Bom Dia! Amanhece um dia especial, dia de São José, o pai adotivo de Jesus... José é o homem do silêncio, do amor à família e padroeiro dos trabalhadores... A postura e as atitudes de São José são inspiradoras... São José, rogai por nós!
“A sabedoria não vem do acerto, mas do aprendizado com os erros.” (Monja Coen).
O desejo de acertar está presente em todos os corações. É um querer inerente ao ato de existir, algo natural e espontâneo. Na maior parte das vezes, os acertos acabam confirmando as intenções e o próprio perfil da pessoa. Muitas pessoas, hoje, já conseguem acertar mesmo errando, pois tiram lições inclusive das escolhas mal feitas. É evidente que precisamos de maturidade para aprender com os próprios erros, sem esquecer de ter também uma boa dose de humildade. Acertar ou errar não é uma questão de sorte, pois só pelo fato de ter vida, todos possuem muita sorte. Até os pecados podem nos conscientizar para a importância de viver de uma forma mais coerente com a santidade.
A história de vida dos sábios possui registros de muitos erros cometidos, até alcançar a sabedoria. O ponto de partida é único: querer aprender sempre, com os acertos e também com os erros. Quem se encontra com a humildade naturalmente se transforma num eterno aprendiz. Claro, aprender com os erros não é uma fórmula mágica, pois requer uma capacidade enorme de humanização. Conheço pessoas que não admitem os próprios erros e, consequentemente, não se sentem culpadas. Incontável é o número de pessoas que acham que não possuem nenhuma falha, pois fazem tudo sempre muito certo. O perfeccionismo pode ser uma meta, mas sempre acompanhada com a simplicidade de uma vida aberta para aprender.
Os erros fazem parte da vida, mas não podemos nos consolar com eles. A sabedoria vem do aprendizado com os erros, pois amplia a compreensão e reforça a importância da humildade. Quando o aprendizado acontece, o erro deixa de ser o centro para ceder espaço para algo novo, que emergiu do aprendizado. É interessante ter bem presente que o mais importante é o que o sábio aprende com os seus erros. Trata-se de um aprendizado que transforma interna e externamente a pessoa, proporcionando aquela serenidade que só os sábios possuem. Viver é um incrível evento. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!