As bancas já estavam comercializando livros desde o meio-dia desta sexta, mas a programação da 30ª Feira do Livro de Caxias só foi aberta oficialmente com os badalos do tradicional sino que conduzem o início da programação, no final da tarde.
No palco montado no coração do evento, o patrono, Frei Jaime Bettega, falou sobre o tema da feira "Encontre a sua Palavra":
- Nossa vida nada mais é que a tentativa de encontrar palavras. Em algumas situações, as palavras dentro de nós revolucionam a vida. Que essa feira possa ser nossa, que possamos divulgar a festa ao redor do livro, que necessariamente vai se tornar a festa ao redor da vida.
Ao redor da praça, muitos visitantes já circulavam com sacolas de compras em mãos, seguindo a tradicional ideia de que as melhores "barbadas" dos balaios não duram muito.
>> Confira a programação completa da feira
A programação na praça segue até o dia 19, com mais de 400 atividades e a presença de pelo menos 38 autores. São 47 bancas, sendo 37 adultas e 10 do setor infantil. Uma novidade desta edição é o aproveitamento do pedaço da Avenida Júlio de Castilhos entre a Montaury e a Marquês do Herval. A quadra terá o trânsito interrompido durante todo o período da feira e vai virar uma Rua Coberta. A expectativa é superar os 300 mil visitantes e os 103.370 livros vendidos no ano passado.
A feira funciona das 12h às 20h (segundas, terças e quintas), das 10h às 20h (quartas, sextas e domingos) e das 9h às 20h (no sábado). O espaço Infantil funciona das 10h às 20h, com exceção do sábado, das 9h às 20h. As compras à vista (cartão ou dinheiro) têm 20% de desconto, já as parceladas no cartão, recebem 15%. O pagamento em cheque deve ser tratado com cada banca.
Festa dos livros
Patrono abre oficialmente a 30ª Feira do Livro de Caxias
Frei Jaime Bettega badalou o sino entre as bancas da praça Dante Alighieri
Siliane Vieira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project