O clima natalino ganha um ingrediente especial com a tradicional campanha da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL Caxias). A campanha deste ano oferece uma série de prêmios a consumidores e vendedores lojistas da cidade, incluindo um carro zero km. Para participar, a empresa deve ser associada à entidade e aderir à promoção, enquanto os clientes precisam apenas se cadastrar e lançar as notas fiscais no site oficial.
A expectativa da CDL Caxias é de que mais de 400 mil cupons concorram aos prêmios, que incluem, ainda, vales-compra de R$ 15 mil, R$ 10 mil, R$ 8 mil, R$ 6 mil, R$ 5 mil, R$ 4 mil, R$ 3 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil. Um cupom é gerado a cada R$ 50 em compras. Ou seja: uma nota fiscal de R$ 200 informada no site oficial da campanha dá direito a quatro cupons, gerados automaticamente, com numeração aleatória.
– O objetivo central é incentivarmos o consumo no comércio local. Também é uma forma de retribuir o investimento que as empresas fazem na CDL Caxias por meio de mensalidades e outros serviços contratados. Hoje temos mais de 5,4 mil associadas - observa o gerente comercial e de marketing da CDL Caxias, Joel Ribeiro.
A adesão à campanha é gratuita e pode ser feita pelo site oficial da ação ou entrando em contato com a CDL Caxias. Os associados têm direito a um kit de divulgação, que inclui adesivo, cartaz, balas, sacolas, display para balcão de caixa e flyers – tudo pode ser retirado na sede da entidade ou entregue na empresa solicitante. Também há opção de adesivos para vitrine – que a equipe da CDL aplica gratuitamente.
No total, a campanha vai distribuir mais de R$ 200 mil em prêmios. O cadastro dos cupons vai até o dia 2 de janeiro de 2024 e o sorteio está marcado para o dia 5 do mesmo mês.
O que representa uma campanha como esta para os lojistas e para os consumidores de Caxias do Sul?
Gerente comercial e de marketing da CDL Caxias, Joel Ribeiro - Para os lojistas, além de fomentar as vendas, o prêmio é vinculado ao vendedor, sendo uma forma de divulgar, participar e engajar. Ao fazer o cadastro, são informados os nomes dos vendedores, que recebem premiações proporcionais ao que seus clientes eventualmente ganharem. Por exemplo, a premiação do carro zero km oferece prêmio para o vendedor também. Os valores começam em R$ 8 mil e vão diminuindo à medida que o prêmio do cliente reduz, mas todos ficam acima de mil reais, para serem consumidos nas lojas. Um ciclo virtuoso, retroalimentando toda a cadeia do comércio.
Também temos um braço de benemerência, em que a cada 100 mil cupons cadastrados na campanha, doamos 100 cestas natalinas para instituições que ajudam a comunidade. São itens de Natal, para uma ceia. No ano passado a marca de 400 mil cupons foi alcançada depois do Natal, então doamos 300 cestas natalinas e depois outras 100 cestas básicas.
Além disso, a campanha terá uma celebração. O evento, mais focado nas crianças, está marcado para o dia 6 de dezembro, em frente à sede da CDL Caxias, na esquina das ruas Alfredo Chaves e Sinimbu. Teremos um espetáculo teatral e musical, com a chegada do Papai Noel e a distribuição de balas, toucas, algodão doce, pipoca, picolé, entre outras coisas.
Que outros benefícios são oferecidos aos lojistas com a campanha?
Joel Ribeiro - Além de incentivarmos o consumo no comércio local, ganhamos muito na parte de informação. Um volume considerável de cupons é cadastrado e, como a campanha é totalmente online, na área do associado as empresas associadas e participantes têm acesso a dados úteis para campanhas de venda no futuro, atendendo às demandas de cada segmento. Tudo isso é feito dentro das normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e do compliance da CDL Caxias. Cada um tem acesso apenas às informações referentes às compras realizadas na própria empresa.
As vendas online trazem concorrência global ao varejo, mas também servem como uma importante ferramenta. Como a campanha pode ajudar nesse quesito?
Joel Ribeiro - É mais um canal e nós temos bons exemplos do comércio local usando essas ferramentas para agregar na venda. Cabe a cada empreendedor usar da melhor forma possível, seja para divulgação, marketing ou geração de leads. Além disso, acaba atraindo também mais consumidores da própria cidade.
É uma forma de inserir, de repente, quem ainda não está tão habituado ao digital. Nós sabemos que o trabalho de e-commercee marketplace é totalmente diferente e um pouco mais complexo, mas é uma forma de ajudarmos com algumas ferramentas.