As vendas de Natal deste ano devem movimentar mais de R$ 66 bilhões no país. Os consumidores pretendem pagar as compras com cartão de crédito parcelado, PIX, cartão de débito e dinheiro; e a média de parcelas deve ser de 4,7. Essas são algumas das informações da pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito (CNDL).
O levantamento aponta que as lojas de departamento e shoppings ainda são a preferência do consumidor. Também sinaliza que 82% dos entrevistados pretendem realizar compras em comércio físico e 50% farão alguma compra pela internet.
No Rio Grande do Sul, Caxias do Sul é um dos locais que, tradicionalmente, se prepara para esse período natalino, com promoções especiais e eventos gratuitos e abertos para a população. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, Renato Corso, para este ano, a ideia é que a celebração traduza o reencontro das famílias no pós-pandemia.
– É levar a magia em torno da data para as crianças, marcando o reencontro com seus avós, tios, amigos e colegas – frisa.
Para estimular esse momento, a entidade desenvolveu uma iniciativa que valoriza o consumidor e o varejista. A Promoção de Prêmios do Natal CDL sorteia um Jeep Renegade 0km, uma moto Honda CG 0km e mais oito vales-compra de R$ 1 mil a R$ 10 mil para os clientes que fizerem compras nas lojas associadas à CDL. Para participar, basta cadastrar as notas fiscais a partir de R$ 50 no site da CDL. E os estabelecimentos que premiarem seus clientes, também ganham prêmios, com vales-compra de R$ 1 mil a R$ 8 mil.
Clique aqui para saber como funciona a promoção de Natal da CDL Caxias
O segundo semestre é de extrema importância para o varejo caxiense, isso devido às datas comemorativas, como festas de final de ano e também por causa dos recebimentos de 13º salário, FGTS e férias. Neste Natal, Corso comenta a estimativa de crescimento de cerca de 10% nas comercializações em comparação com 2021.
Para ajudar nesse desempenho, ele indica quatro estratégias de vendas aos lojistas. Confira:
1) Atendimento especial
Atenção, explicações claras sobre os produtos e ajuda para escolher os presentes de Natal é o que os consumidores buscam nas lojas físicas.
2) Flexibilização das formas de pagamento
Os consumidores optam por estabelecimentos que deixam visíveis os preços dos produtos e que flexibilizam as formas de pagamento, disponibilizando recursos digitais e práticos, como o PIX; além de possibilitar o pagamento com cartão, dar desconto para pagamento à vista e a opção de parcelamento.
3) Presença no digital
As lojas com presença nos meios digitais são fundamentais e as empresas que possibilitam atendimento por esses canais se destacam no mercado. Além disso, oferecer entrega à domicílio pode diferenciar ainda mais.
4) Decoração nas lojas
Decorar o estabelecimento para o Natal é um importante fator que colabora para despertar a vontade do cliente de entrar e conferir as opções de presente. É um quesito essencial para atrair a atenção dos consumidores.