Em 2022, com o Novo Ensino Médio, escolas públicas e privadas começam a implementar o novo modelo de ensino aprovado pelo governo federal em 2017. Com a mudança, surge também a exigência de um novo conceito de escola e essa é a proposta do Colégio Polyuni, do Grupo Uniftec, em Caxias do Sul.
O objetivo do Colégio Polyuni é revolucionar o ensino na Serra gaúcha, formando estudantes para se tornarem profissionais com amplas competências intelectuais. Lançado em outubro de 2021, a escola possui alto desempenho, cujas aulas, em turno integral, iniciaram no primeiro semestre deste ano.
A reforma do Ensino Médio prevê o oferecimento de itinerários formativos, em que o aluno pode escolher a área em que deseja se aprofundar. Os itinerários no Colégio Polyuni foram divididos em três grandes áreas: exatas, humanas e biomédicas.
Até dezembro deste ano, o colégio está recebendo transferências de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. As matrículas para o primeiro e segundo do ano de 2023, já estão abertas e, por fim, em 2024, o Polyuni passará a atender também alunos do terceiro e último ano do Ensino Médio.
Em entrevista, a diretora do Colégio Polyuni, Dra. Alexandra Cemin, dá mais detalhes sobre a metodologia da instituição e seus diferenciais.
Como funciona o Ensino Médio do Polyuni?
O Ensino Médio do Polyuni funciona em salas exclusivas do Centro Universitário Uniftec, em Caxias do Sul. Nossa metodologia é própria e está alinhada às diretrizes do Novo Ensino Médio. O diferencial do Colégio Polyuni é o foco na ligação entre a teoria e a prática. O colégio foi planejado para que o futuro dos jovens seja focado para potencializar a performance e obter resultados de excelência. Vamos mensurar isso por meio dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois temos como missão estar entre as 100 melhores instituições, ranqueadas no Enem nos próximos cinco anos.
O Polyuni pretende revolucionar o ensino na Serra. Neste sentido, qual o diferencial do colégio?
Como parte do Grupo Uniftec, a escola conta com uma estrutura universitária dinâmica e alia a tecnologia de uma plataforma híbrida com uma rotina de turno integral. Os alunos têm acesso aos laboratórios e salas pedagógicas, participam do Programa Preparatório para o Mundo do Trabalho e são incentivados a participar de olimpíadas de diversas áreas do conhecimento. A Cultura Maker e o Pensamento Computacional também são diferenciais do Polyuni. Tudo que eles vivenciam no mundo físico também está no mundo digital.
Além da estrutura do Grupo Uniftec, qual é a metodologia utilizada no colégio?
A instituição utiliza o Sistema de Ensino Bernoulli, um sistema premiado com o primeiro lugar no Enem por seis anos consecutivos, e há 14 anos também figura entre as 10 escolas com a melhor performance no Enem. O Ensino Médio do PolyUni é focado em potencializar a performance de jovens para obter resultados de excelência em provas nas melhores universidades do país e do mundo.
Neste ano, foi colocado em prática o Novo Ensino Médio que, por consequência, também trará um Novo Enem. Como o colégio se prepara para esse desafio?
As trilhas de aprendizado do Polyuni são customizáveis por áreas de interesse, com oficinas de redação, exatas, humanas, biomédicas, investigação científica e startups de criatividade e empreendedorismo, além de diversos simulados mensais e participação em olimpíadas de conhecimento. Estamos trabalhando fortemente com os alunos para que eles descubram qual é a área de conhecimento que pretendem cursar. Para isso, oferecemos desde aconselhamento com psicólogos até orientação vocacional.
Além da metodologia e incentivo aos alunos, como o colégio se prepara para estar entre as 100 melhores instituições no Enem?
Nosso ensino é denso. Teoria e prática se complementam. Nossos professores foram selecionados em avaliações rigorosas e tem larga experiência em trabalhar com estudantes exigentes, que querem o melhor para sua formação. Além disso, temos uma estrutura de laboratórios, espaços para oficinas, esporte e artes que vai possibilitar aos nossos estudantes desenvolverem uma base de formação geral sólida, agregada a oportunidade de desenvolvimento vocacional nas verticais: científicas, tecnológicas, humanas e das artes. O propósito no Polyuni é valorização do mérito do aluno e na potencialização de seus diferenciais cognitivos e pessoais, de modo a torná-lo um ser humano completo e diferenciado. Uma liderança nesse novo mundo exigente, em rápida transformação e com oportunidades apenas para os mais preparados em termos intelectuais e comportamentais.
No site do Colégio Polyuni você encontra mais informações sobre como a transferência funciona. Também é possível entrar em contato através do e-mail contato@polyuni.com.br ou pelo telefone (54) 3027-1300, ramal 543.