Com foco em inovação e em oferecer o melhor em termos de mobilidade, a Marcopolo, líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil, acaba de lançar sua nova linha de produtos destinados ao transporte rodoviário: a Geração 8, que promete elevar os padrões de segurança, ergonomia e dirigibilidade das frotas.
O processo de desenvolvimento contou com uma pesquisa em que cerca de 100 engenheiros percorreram mais de 44 mil quilômetros em viagens de ônibus. O objetivo foi avaliar as principais necessidades e desejos dos consumidores, como espaçamento entre poltronas, circulação dentro do veículo, tempo de permanência a bordo e conectividade.
— A Marcopolo busca, sempre, criar soluções de transporte inovadoras e de valor para clientes, passageiros, colaboradores e parceiros de negócio. A Geração 8 é a representação deste propósito. Trata de um conceito concebido para tornar os ônibus mais seguros, confortáveis, eficientes e rentáveis. O nosso objetivo foi conceber um veículo capaz de transformar a experiência de viagem — afirma James Bellini, CEO da Marcopolo.
Foco em qualidade e rentabilidade
Melhorias de 11% no coeficiente aerodinâmico permitem uma redução de custos operacionais, como a economia de combustível. Além disso, as poltronas, agora, ganham uma nova estrutura e desenho ergonômico, otimizando o espaço para as pernas. Também foi adotada uma nova forma de distribuição das composições das espumas do assento e do encosto. A proposta é garantir ainda mais conforto e acolhimento e com acionamento suave e fácil, o sistema de reclinação das poltronas permite que o usuário adeque a posição de acordo com o seu biotipo.
— O resultado é um ônibus focado em qualidade e rentabilidade para o operador, conforto e conectividade para passageiros, assim como a facilidade de manutenção e reparação — comenta Luciano Resner, diretor de Operações Industriais da Marcopolo.
O projeto dá destaque à sustentabilidade em todos os seus processos e, por isso, diversos materiais foram supridos por versões mais ecológicas – 80% do que continha fibra de vidro, por exemplo, foi substituído por matérias-primas de polímeros. Além de proporcionar maior flexibilidade e absorção de impacto, as peças podem ser recicladas com facilidade.
— Com forte trabalho de otimização dos processos industriais, será possível manter a produção das duas linhas simultaneamente. Assim, estaremos prontos para elevar a participação da Marcopolo nos mercados onde já estamos presentes, além de gerar oportunidades em novos mercados — finaliza Resner.
Mesmo com o lançamento da nova linha, a família atual, chamada de New G7, deve seguir em produção ao mesmo tempo em que recebe atualizações.