Tradicional padaria de Santa Cruz do Sul, a Lisaruth Delícias Caseiras é o lugar certo para quem deseja tomar um café em um lugar aconchegante, acompanhado por tudo o que há de mais delicioso na cultura alemã: cuca, linguiça, pães, bolos, doces, tortas e muito mais. A empresa familiar, que está no mercado há pelo menos 23 anos, virou uma parada obrigatória para moradores da região e turistas.
O local, que também é uma opção de paradouro para quem passa pela rodovia RSC-287, conta com inúmeras possibilidades: de café colonial e cuca até produtos sem glúten e sem lactose para consumidores com restrições alimentares. Sócio proprietário da empresa, Mathias Bertram explica o sucesso da padaria e fala sobre a expansão do negócio para mais um endereço da cidade.
A Lisaruth Delícias Caseiras é uma empresa familiar que está desde 1998 no mercado. Como surgiu a ideia deste negócio e quais foram as principais ações adotadas pela família para que esse sonho desse certo?
A Lisaruth Delícias Caseiras surgiu de um sonho que mãe (Ruth) e a filha (Elisa) iniciaram juntas, assim se deu a origem ao nome Lisaruth. A construção, uma pequena loja de 48 m², foi feita pela família e os equipamentos e móveis comprados aos poucos. O início foi difícil, mas com o trabalho e união de toda a família, o negócio foi aumentando. Com o crescimento, o pai, Nestor, e os filhos Júlio, Mathias e Leila, também passaram a trabalhar na padaria. Somente após três anos da inauguração o primeiro funcionário foi contratado e a loja, assim como a clientela, aumentando.
Atualmente, a empresa conta com quantos colaboradores? Existe a ideia de expandir o negócio para outros municípios gaúchos?
Hoje somos 71 colaboradores. A expansão para outros municípios não está descartada. Atualmente a empresa está expandindo a sua marca no próprio município, mais próximo ao centro da cidade, com uma ideia inovadora.
Clique aqui e conheça os produtos servidos na Lisaruth
A Lisaruth disponibiliza diversas opções para as famílias que desejam degustar pratos típicos da cultura alemã. Neste sentido, qual alimento é o carro-chefe, sendo o mais procurado pelos moradores da região e pelos turistas?
A cuca é o carro-chefe da padaria e temos mais de 30 sabores. Também temos uma grande procura pelo buffet de café colonial. Nele, os clientes podem degustar a maioria dos nossos produtos. São oferecidos salgados, doces, cucas e agora ao meio-dia também estamos servindo buffet de almoço. Para quem preferir, temos várias dessas delícias que podem ser levadas para casa, algumas já prontas para consumo e outras para serem finalizadas no conforto do seu lar.
Além das cucas e doces, quais outros produtos são disponibilizados?
Temos um mix de produtos muito grande: pastéis, sanduíches, bolos, rocamboles, tortas, pães, biscoitos doces e salgados, congelados, geleias, cafés, lanches, produtos diet e produtos para pessoas com restrições alimentares (sem glúten e lactose).
A Lisaruth também é uma opção de paradouro para quem passa pela rodovia RSC-287, e possui diversos produtos para consumo no local, para viagem, congelados e até mesmo refeições para pessoas com restrições alimentares. Como vocês se organizam enquanto empresa para atender a todos esses públicos?
Temos uma equipe de colaboradores muito boa e unida, em que a programação da produção, juntamente com os gestores, garante o abastecimento de toda nossa linha de produtos. Claro que algumas vezes a demanda é muito grande e não conseguimos estar sempre com o estoque garantido, até porque, nossa política é sempre oferecer produtos de qualidade e fresquinhos. Sempre que tem algum feriado ou evento na região, sabemos que nosso movimento aumenta e nos programamos para isso.
No caso específico de pessoas com restrições alimentares, quais são os alimentos oferecidos?
Temos a linha de produtos diet, em que oferecemos geleias, biscoitos e cucas. Produtos sem glúten e lactose são vendidos congelados e temos várias opções, como pizzas, panquecas, lasanhas, cucas, tortas, doces, pastéis e pães.
No último ano, diversas empresas precisaram lidar com o fator da pandemia. Como a covid-19 impactou o trabalho desenvolvido pela padaria?
Foi um período em que tivemos que nos adaptar à nova realidade e às restrições estabelecidas. No início, instalamos um Drive-Thru em nosso estacionamento para atender aos clientes, onde dentro dos nossos produtos elaboramos um cardápio específico. Também aproveitamos esse período de queda no movimento para reformular algumas receitas. Nosso sistema de atendimento teve que ser remodelado, fechamos nosso buffet de café colonial e infelizmente tivemos que reduzir nosso quadro de funcionários. Atualmente, o movimento vem aumentando e estamos novamente aumentando nosso quadro.
Com a flexibilização das atividades no município, o que a empresa tem levado em consideração para o atendimento dos consumidores da marca?
Aos poucos, dentro das liberações, estamos voltando com os nossos serviços, agora já temos nosso buffet de café colonial e o atendimento ao cliente nas mesas. Algumas das recomendações, como talheres embaladas, uso de álcool 70% já faziam parte da prática de higiene da empresa antes da pandemia, então podemos dizer que dentro da rotina de atendimento já retornamos ao normal.
Quais são os planos futuros da Lisaruth?
A empresa está sempre em busca de inovações para melhor atender e oferecer produtos de qualidade para os clientes, mantendo sempre a essência, que são produtos frescos e caseiros, sem uso de conservantes, corantes e aromatizantes. Atualmente temos o projeto do complexo Open Mall, uma parceria entre a Lisaruth, Construtora Vargas e Karnopp Imóveis. Espaço moderno, na entrada da cidade, que está sendo pensado para proporcionar uma deliciosa experiência aos nossos clientes. É um caminho ao encontro do turismo de negócios e de lazer. As pessoas virão desfrutar bons momentos nesse novo ambiente, junto à natureza, com esse empreendimento à céu aberto que tem como previsão de inauguração no início de 2023.
Quer ficar por dentro das novidades? Acesse a página do Instagram da Lisaruth