Em torno de 35 artistas de Caxias do Sul e região que se apresentaram nos pavilhões 1 e 2 durante a programação da Festa da Uva 2022 estão com seus cachês atrasados. A intenção era de que eles recebessem até 20 dias após o término da festa, mas muitos ainda estão aguardando. Conforme a direção da Festa da Uva, o atraso se deu em função da demora no recebimento de valores previstos para entrar via patrocinadores, expositores e outras instituições parceiras da programação.
– É bom registrar que já iniciamos os pagamentos dos artistas logo após a festa, principalmente os que estavam contratados dentro do regime de leis de incentivo estadual e municipal. Segundo previsão recebida das instituições que devem nos repassar os valores pós-festa, nossa previsão é pagarmos dentro do mês de abril, mas estamos organizados para darmos prioridade e efetuarmos os primeiros pagamentos assim que chegarem os primeiros recursos – garantiu Fernando Bertotto, presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva.
De acordo com a Festa da Uva, mais de 80 artistas já tiveram seus cachês quitados. A Secretaria Municipal da Cultura, que se envolveu na seleção dos artistas para os shows locais, solicitou prioridade ao setor artístico na quitação das dívidas pendentes da última edição da Festa da Uva.