A Secretaria da Cultura de Caxias do Sul recebeu um total de 591 propostas para o edital da segunda etapa de aplicação de recursos da lei Aldir Blanc na cidade. O número é bastante expressivo e demonstra a mobilização do setor para não deixar nenhuma fração da verba disponível de R$ 1,7 milhão voltar para os cofres do governo estadual.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Aline Zilli, o aspecto mais positivo do processo foi a solidariedade entre os participantes, com profissionais da cultura mais experientes em editais se colocando à disposição para ajudar os novatos. Ainda conforme Aline, o edital marcou a estreia de muitas pessoas que nunca tinham concorrido a um mecanismo de fomento antes.
Mas a participação expressiva no edital também implica numa conclusão preocupante: a demanda é grande e muitos projetos ficarão de fora da divisão de recursos, já que há vagas para somente 295 contemplados, que receberão R$ 6 mil cada.
— É uma sensação bem estranha, dualística. Felicidade por termos superado o número de 295 (vagas disponíveis), mas ao mesmo tempo essa impotência diante de tanta gente precisando e merecedora, mas que de fato não vai conseguir acessar os recursos — alerta Aline.
Equipes da Secretaria da Cultura trabalham em mutirão desde domingo para realizar a análise da documentação solicitada a cada uma das 591 propostas. A foto acima mostra o trabalho realizado na tarde desta segunda (21). A previsão é que nesta terça (22) seja divulgada uma lista de habilitados ao prêmio. Depois disso, a corrida será para cumprir os prazos de pagamento, já que os aprovados deverão receber até o dia 31 de dezembro.