A comunidade cultural caxiense está fazendo a sua parte para não deixar sobrar recursos provenientes da Lei Aldir Blanc na cidade. Eis aí na foto o registro da movimentação desta sexta (18) à tarde, na Secretaria da Cultura de Caxias do Sul. As pessoas da fila são artistas e produtores que pretendem protocolar documentos ou entregar seus projetos referentes ao novo edital, aberto na cidade na última quarta-feira. A correria é por conta do prazo apertado, já que a prefeitura encerra o recebimento das propostas na segunda-feira (21), às 9h.
Conforme relatos de artistas, apenas uma pessoa tem concentrado o atendimento na secretaria, o que acaba causando demora. Vale lembrar que o caso é agravado pela situação de pandemia, que obriga o rodízio de funcionários na prefeitura. As filas também devem se formar neste fim de semana, quando a prefeitura pretende trabalhar em regime de plantão para dar conta da demanda da Aldir Blanc. Haverá expediente na secretaria neste sábado (19), das 10h às 16h; e neste domingo (20), das 9h às 12h.
O valor disponível no edital é de R$ 1,7 milhão, com o objetivo de contemplar até 295 projetos com R$ 6 mil cada. A iniciativa vai premiar trabalhos finalizados e/ou já apresentados ao público de dois anos para cá.