Um grupo de artistas e produtores culturais realizou uma manifestação em frente à Secretaria da Cultura de Caxias, no final da manhã desta quinta (3). Assim como na última ação deste porte, ocorrida no dia 24 de novembro, a solicitação mais urgente é pela agilidade nos processos referentes à Lei Aldir Blanc na cidade. Cerca de 20 pessoas participaram do ato. De acordo com a atriz e diretora Zica Stockmans, o grupo ficou impedido de entrar na secretaria por cerca de 40 minutos. A secretária da Cultura, Luciane Perez, reuniu-se então, com dois representantes do grupo: a própria Zica e o ator Darlan Gebing. A dupla cobrou esclarecimentos quanto ao plano de ação, já solicitado pelo Ministério Público, prevendo aplicação dos recursos que sobrarão dos três editais abertos da lei de emergência cultural. A abertura do novo edital ainda não tem previsão de data.
— Estamos nos mobilizando para agilizar e contribuir no processo. Falamos sobre algumas sugestões que o conselho (Municipal de Política Cultural) levantou para o novo edital. Essas sugestões foram colhidas em reuniões abertas com os artistas e com a comunidade. O documento foi protocolado na Secretaria da Cultura ontem (quarta, dia 2), e esperamos que seja avaliado — apontou Zica.
Outra solicitação do grupo é com relação à agilidade na liberação da verba para os aprovados no editais referentes à Aldir Blanc abertos no final de outubro. Sobre isso, a secretária informou um possível calendário de pagamento. Nesta quinta (3), a Secretaria da Cultura divulgou a lista de contemplados para o edital de propostas inéditas. Os artistas vencedores deverão receber até o dia 17. Já a lista de contemplados com espetáculos já finalizados deve ser compartilhada até esta sexta (4), com pagamentos previstos para a semana que vem. Os contemplados no edital de espaços culturais são os mesmos da lista de habilitados, já divulgada anteriormente pela secretaria. Esse grupo deverá assinar contrato até o dia 16 de dezembro e receberá os pagamentos em parcela única.