Impulsionado pelas recentes polêmicas envolvendo, por exemplo, o corte de verbas no Financiarte ou declarações de que a cultura não era uma prioridade para a atual gestão municipal, um coletivo de artistas e profissionais ligados à área em Caxias do Sul tem se articulado em diversas frentes de resistência. Uma das ações mais recentes foi a criação de um coletivo musical, o Cachinhos do Sul. Na quinta à tarde, o grupo divulgou o clipe de sua primeira canção: Música Boa Para Acordar (veja aqui).
Leia mais:
Recursos do Financiarte iriam para outras áreas, afirma secretário da Cultura de Caxias do Sul
Comunidade artística ocupa a Câmara Municipal para protestar contra corte de verba do Financiarte, em Caxias
Dos 184 inscritos no Financiarte, só 10% receberão verba
O clipe foi feito em stop motion, com ilustrações de Douglas Trancoso (que também compôs a letra e gravou voz e bambulelê) e Giovana Mazzochi. A finalização é de Samuca Bovo.
— Onde estão querendo nos levar com um afastamento da cultura? A música foi uma maneira de tentar ser ouvido, falar com poesia é tentar atingir outro nível de compreensão — diz Douglas Trancoso.
A música foi gravada na Noise Produtora de Áudio e contou ainda com participação dos músicos Carlos Balbinot (produção musical, violão, baixo e bateria) e Rafael De Boni (acordeom). O coro ficou por conta de Janio Nunes, Marcia Luz, Giovana Mazzochi, Cristian Beltrán, Pietro Ferretti, Dan Ferretti, Robison Boeira, Adolfo Kaiser, Vera Seco e Lucimara Cassiano.
:: Neste sábado, será realizada uma nova ação envolvendo representantes da cultura na cidade. Será a partir das 10h30min, na Praça Dante Alighieri. Desta vez, o grupo vai mostrar performances de diferentes áreas (música, dança, artes plásticas, etc) em todo o entorno da praça. A ideia é promover uma espécie de abraço das artes ao coração da cidade.