Se o pré-lançamento pode ser considerado uma amostra, o livro Precisava de Você (Belas-Letras, 224 páginas, R$ 32,90), novo livro de Pedro Guerra, 23 anos, está no caminho certo para atingir seu público. No dia 11 de abril, o jovem escritor caxiense reuniu cerca de 90 pessoas para apresentar a capa e o primeiro capítulo do romance adolescente. Nesta quinta, exatamente dois meses depois, ocorre o lançamento oficial, das 18h às 22h, na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Caxias, com direito a pocket show de Rhaysa Santos, que "emprestou" a voz para a personagem Lola no CD com a música-tema Metáfora, que acompanha o livro.
A obra, terceira do autor, relata a história de Lola Tavares, que se apaixonou por Gabriel, viveu um rápido romance e, como muitas outras adolescentes, acabou por se decepcionar. Na verdade, o livro faz as vezes de um caderno que teria sido escrito pela própria Lola, na tentativa de "exorcizar" a paixão mal-resolvida. Nele, ela revive toda a sua história - e, mesmo com o leitor sabendo que não haverá um final feliz, a trama prende, justamente por retratar momentos que praticamente todo adolescente já viveu (quem aí não teve ao menos uma dor de cotovelo?).
- É um nicho no qual eu já queria ter entrado, o público jovem - ressalta Pedro, cujos dois livros anteriores foram romances policiais.
Criativo, o autor criou toda uma história por trás da história: na capa, o nome de Pedro vem riscado, e, abaixo, a própria Lola Tavares "assina" a autoria. Além disso, o livro é embrulhado num saco de papel pardo, no qual o caderno teria sido encontrado, na mesa de uma cafeteria - a mesma em que a personagem se encontrava com seu amor. A música também teria sido composta por Lola (vale lembrar que Pedro começou no mundo da escrita rabiscando letras de músicas).
Lançado em duas versões, com capa azul ou rosa, o livro tem ilustrações de Karen Basso e foi editado com apoio do Financiarte. No lançamento, quem comprar o livro ganha o CD.
O jovem escritor conta que escreveu Precisava de Você em fins de 2012, antes de A Rainha Está Morta, seu segundo livro, mas quis lançar este primeiro por causa da temática local, para se firmar na região antes de tentar voos mais altos. E sonha longe:
- Quero um dia ser referência nesse mundo jovem da literatura.
O primeiro passo está sendo dado, e, no dia 17 de julho, Precisava de Você ganha sessão de autógrafos em São Paulo.
Literatura
Pedro Guerra autografa "Precisava de Você" nesta quinta, em Caxias do Sul
Novo livro do escritor caxiense é voltado ao público adolescente
GZH faz parte do The Trust Project