Durou pouco a nova passagem pela Divisão de Acesso. O Esportivo mostrou sua força nos mata-matas e garantiu ontem o retorno à elite do futebol gaúcho. É o segundo acesso do time sob o comando de Carlos Moraes — o primeiro em 2019 —, que superou muitas adversidades para fazer o grupo chegar forte na reta final da competição, e decidiu duas vezes longe de casa.
É bom lembrar que o Tivo avançou com a quarta melhor campanha do grupo. Enfrentou nas quartas de final o Santa Cruz, que era um dos grandes favoritos ao acesso. Muito equilibrado taticamente e com atletas experientes que souberam lidar com a pressão dos jogos eliminatórios, o Tivo conseguiu passar pelo Galo e diante de um estádio lotado na Arena Alviazul, em Lajeado, foi quase perfeito em sua estratégia.
O Tivo, como clube, está mais organizado, pensando em categorias de base e planejando a longo prazo. E, obviamente, a comunidade vê esse processo e se une em apoio.
Bento Gonçalves e o clube merecem esse retorno. Que as lições da última participação na primeira divisão do Estadual sejam levadas em conta para um 2023 promissor.